Às vezes você acorda e diz: “adoraria escrever um artigo que me destruísse na internet”. Bem, hoje é um daqueles dias. E que tópico melhor do que Disney — uma empresa (e um fandom) que não tem nada de aterrorizante [contém ironia]?

Recentemente, minha esposa e eu estávamos cozinhando e pedimos ao nosso dispositivo Alexa para tocar algumas músicas da Disney. A lista era bastante óbvia, mas nos fez pensar sobre quantas músicas incríveis existiram ao longo dos anos. Isso, então, levou a um debate acalorado sobre a preparação do jantar — e isso nunca é uma coisa boa quando há facas envolvidas na jogada.

Ou seja, eu sabia que esse era um tópico sobre o qual as pessoas teriam opiniões muito fortes, mas também que provavelmente deveria escrever sem a contribuição de minha esposa, por medo de uma retaliação vitalícia. Em vez disso, apresento-o para a internet, um lugar que com certeza será compreensivo e respeitoso. Um lugar onde as listas óbvias são subjetivas e abertas ao debate.

Até esse ponto, esta lista não será chamada de “definitiva”, especialmente porque estamos limitando-a estritamente aos filmes de animação da Walt Disney. Então, nada de Mary Poppins, nada de O Estranho Mundo de Jack, nada de Pixar — e, o que é mais importante para mim, nada de High School Musical.

Mesmo com essas exclusões, reduzir mais de 80 anos de filmes em 10 músicas é uma tarefa quase impossível. Por exemplo, aqui está uma pequena amostra de clássicos que não integram minha lista: “Um Mundo Ideal” de Aladdin, “Bibbidi-Bobbidi-Boo” de Cinderela, “Minha Aldeia (Bonjour)” de A Bela e a Fera, “Ciclo sem fim”, de Rei Leão, “Parte do Seu Mundo”, de Pequena Sereia, bem como tudo de Moana, Hércules, A Nova Onda do Imperador, Pocahontas, Tarzan, Mulan e muitos outros. Então, o que exatamente está nesta lista? Vamos lá.

10. “Let It Go” de Frozen

No que diz respeito às canções que funcionam por si só, “Let It Go” pode ser a melhor que a Disney já lançou. Tem um milhão de camadas, muitos tempos e tons diferentes, sem mencionar a incomparável Idina Menzel cantando. Todo mundo sabe a letra de “Let It Go”. Com o tempo, provavelmente poderia terminar entre os três primeiros da história. Mas, por enquanto, é um pouco novo para competir com o restante.

9. “Cruella De Vil” de 101 Dálmatas

Amamos uma boa canção de vilão, e a Disney, nesse quesito, fez alguns clássicos. “Se Prepare” de Rei Leão, “Pobres Corações Infelizes” de A Pequena Sereia, etc. No entanto, esta é a única na lista. Eu simplesmente amo Cruella por causa de sua simplicidade, a maneira como ela é tecida na trama — e como você não consegue ver o personagem, até hoje, sem cantarolar esta melodia simples e perfeita. Tornou-se parte dela tanto quanto a moda.

8. “Heigh-Ho” de Branca de Neve e os Sete Anões

A melhor forma de prestar homenagens ao início da Disney é com esta música clássica e cativante. Mesmo agora, apenas lendo as palavras “Heigh-Ho”, é provável que seus dedos já estejam batucando na mesa.

7. “Friend Like Me” de Aladdin

Aladdin é o meu favorito entre todos os musicais da Disney e, embora eu quisesse colocar várias músicas nesta lista, decidi por esta. Robin Williams cantando gracejos a mil por hora só pode querer fazer você querer se levantar e dançar.

6. “The Bare Necessities” de Mogli – O Menino Lobo

Estranhamente, eu não amo o filme, mas a música de Balu sobre como ele escolhe viver sua vida não é apenas inteligente, é cativante, super bem escrita e leva todo o filme a um nível totalmente novo.

5. “Be Our Guest” de A Bela e a Fera

“Be Our Guest” é uma joia, em parte por causa da enorme variedade de vozes que a cantam, em parte pelo grande escopo da produção, mas também pela energia e seriedade, que apenas adiciona aquele pequeno detalhe extra. Você pode sentir a alegria e o alívio que esses trabalhadores sentem por finalmente terem um convidado.

4. “Hakuna Matata” de O Rei Leão

O Rei Leão é outro filme que teve várias canções em disputa. Mas, sendo uma pessoa que literalmente usava camisetas do Rei Leão tingidas com uma pochete e um Walkman tocando a trilha sonora do filme naquela época, essa sempre foi a música que eu mais esperava. É engraçada, crucial para a história, e a maneira como abrange vários períodos de tempo é muito inteligente.

3. “Under the Sea” da Pequena Sereia

Novamente, A Pequena Sereia poderia ter quatro ou cinco canções nesta lista. No entanto, a energia e a batida de “Under the Sea”, cantada pela lenda inconfundível Samuel E. Wright (que deu a voz em inglês ao caranguejo Sebastião), juntamente com a animação hilária, dão o tom para o que uma sequência de animação da Disney deve ser daqui em diante. De todos os filmes da Disney na Idade de Ouro dos anos 90 — várias das quais você já leu nesta lista — a melhor é esta.

2. “When You Wish Upon a Star” de Pinóquio

“When You Wish Upon a Star” não tem aquela natureza otimista pela qual sou tão apaixonado, mas é uma música que se tornou tão sinônimo da marca que você quase se esquece que se originou em um filme. É simplesmente uma que faz você se sentir feliz, e acreditar que tudo é possível. E esse legado é o motivo de sua classificação tão alta.

1. “Beauty and the Beast” de A Bela e a Fera

Para mim, A Bela e a Fera é um filme perfeito. Assista novamente se você não vê há algum tempo (o animado, embora o live-action tenha sido melhor do que o esperado). Todas as músicas são incríveis, mas a música-título é o que se destaca. Ele se passa em um momento crucial do filme, tem letras inesquecíveis, que são lindamente cantadas pela Sra. Potts (a lenda ganhadora de vários prêmios, Angela Lansbury), e a sensação épica e arrebatadora faz você saber que está assistindo e ouvindo a história acontecendo.