Ciência

Arqueólogos descobrem templo do “Deus da Morte” no México

A estrutura é parte do complexo palaciano de Calakmul, antiga cidade maia, cuja construção ocorreu entre os anos 250 e 600 a.C.
Imagem: INAH/Divulgação

Na última segunda-feira (26), durante escavações para a construção de uma linha ferroviária no México, arqueólogos descobriram um antigo templo dedicado a “Ah Puch”, o “Deus da Morte” maia.

whatsapp invite banner

A estrutura é parte do complexo palaciano de Calakmul — antiga cidade maia –, cuja construção ocorreu entre os anos 250 e 600 a.C. Calakmul, hoje ao sul do México, foi a maior cidade maia das terras baixas da Mesoamérica pré-colombiana.

Segundo os arqueólogos, o templo foi descoberto a 3,5 km da estação ferroviária de Calakmul. De acordo com Juan Jesús García Ramírez, um dos arqueólogos responsáveis pela escavação, as ruínas do templo podem ter ligação com a cidade maia de Balamkú, que fica a cerca de 60 km de Calakmul.

No interior do templo, os arqueólogos encontraram uma estrutura circular contendo uma oferenda composta por restos humanos, cerâmicas, bem como uma escultura de 25 centímetros representando “Ah Puch”. Também conhecido como “O Fedorento”, o deus da morte é uma divindade associada ao Xibalbá, o submundo maia.

Representação de Ah Puch. Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

A escultura de calcário possui características peculiares, como um “pênis enorme, deformações no crânio e vestígios de pigmento vermelho”, que remetem aos funerais maia. Além disso, os arqueólogos afirmam que o local fornece evidências concretas sobre a existência de um templo maia para cultuar “Ah Puch”.

Desse modo, para preservar e divulgar essa descoberta importante, os arqueólogos desenvolveram uma plataforma com capacidade específica para suportar os monumentos restaurados.

Além disso, eles realizaram um registro das ruínas em 3D através de fotogrametria, garantindo a preservação dos detalhes arquitetônicos do período maia.

Após completar a documentação, os arqueólogos e as autoridades mexicanas vão transferir o templo maia para um novo local. Ele terá um museu interativo, oferecendo detalhes sobre o templo e sobre o deus da morte.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas