Arrotos de vacas geram explosão e matam 18 mil cabeças de gado nos EUA
Uma grande explosão matou 18 mil cabeças de gado em uma fazenda leiteira no estado do Texas, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (10). A principal suspeita é que o gás metano presente no local – proveniente de arrotos e puns de vacas – tenha sido incendiado por uma máquina defeituosa.
Incêndios em celeiros e fazendas de gado são comuns, uma vez que o metano é produzido naturalmente pelo sistema digestivo desses animais ruminantes.
Porém, segundo autoridades norte-americanas, esta foi a maior mortandade de gado registrada em um único incidente do tipo na história do país – um número que representa 20% do gado abatido normalmente em um único dia em todos os Estados Unidos.
Na tragédia desta semana, acredita-se que uma máquina, que suga o estrume e a água, superaqueceu e produziu a ignição do metano, provocando a explosão. O incêndio acabou matando as vacas que estavam presas em um grande curral aguardando para serem ordenhadas.
As vacas representavam cerca de 90% do rebanho total da fazenda. O prejuízo com a morte do gado é estimado em US$ 36 milhões (R$ 177 milhões na cotação atual) – isso sem incluir as perdas com infraestrutura.
Nas redes sociais, usuários postaram fotos e vídeos mostrando a dimensão da tragédia.
🚨#BREAKING: Multiple agencies are on scene to a massive dairy farm explosion that took place this evening
📌#Dimmitt | #Texas ⁰
Currently multiple agencies and emergency crews are on scene and have confirmed with a multiple casualty incident at South Fork Dairy in Castro… pic.twitter.com/DyZyb9BiBA— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) April 11, 2023
❗Las autoridades reportan la muerte de unas 18,000 cabezas de ganado tras la explosión e incendio que arrasó la granja lechera Southfork Dairy la noche del lunes, en #Dimmitt, #Texas 🇺🇸 Una persona resultó gravemente herida. pic.twitter.com/gx5N0xgaJb
— Centinela35 (@Centinela_35) April 13, 2023
“É impressionante. Acho que nunca aconteceu antes por aqui. É uma verdadeira tragédia”, disse o prefeito da cidade de Dimmitt, Roger Malone, ao USA Today.
Uma mulher que estava no local no momento da explosão ficou gravemente ferida e foi levada para um hospital da região. Não houve outras vítimas.
O último grande acidente do tipo nos EUA ocorreu em 2020, quando um incêndio em uma fazenda do estado de Nova York matou cerca de 400 vacas.