_Ciência

Artemis 1 volta à Terra neste domingo; assista ao pouso ao vivo

Após 25 dias de viagem ao redor da Lua, NASA transmite o pouso histórico da missão Artemis 1

Artemis 1 volta à Terra neste domingo; assista o pouso ao vivo

Imagem: NASA/Divulgação

A NASA iniciou os preparativos para o retorno à Terra da missão lunar Artemis 1. O pouso da espaçonave Orion está previsto para ocorrer às 14h40 (horário de Brasília) no próximo domingo (11).

A equipe que gerencia a missão se reuniu nesta quinta-feira (8) com os diretores de voo e de recuperação da agência para avaliar as previsões meteorológicas. Ficou definido que o pouso será próximo da ilha mexicana de Guadalupe, no Oceano Pacífico, uma área mais ao sul do que inicialmente previsto.

Além disso, os controladores de voo conduziram uma inspeção na nave por meio de câmeras, para verificar se o sistema de proteção térmica está intacto e pronto para a reentrada na atmosfera.

Lançada no último dia 16 de novembro, a missão terá ao todo 25 dias de duração, e envolveu fazer dois sobrevoos próximos sobre a superfície lunar, além de entrar em uma órbita retrógrada distante ao redor da Lua.

O objetivo é certificar que a nave é segura para transportar astronautas para a Lua, a partir da missão Artemis 2.

Apesar dos sucessivos atrasos no pré-lançamento, além de problemas pontuais de comunicação e energia durante a viagem à Lua, o gerente da missão, Mike Sarafin, disse que a missão já é um sucesso. “Atualmente, estamos a caminho de ter uma missão totalmente bem-sucedida com alguns objetivos de bônus que alcançamos ao longo do caminho”, disse Sarafin em comunicado.

Como será o pouso da Artemis 1?

Um pouco antes da nave iniciar o procedimento de reentrada, o módulo de tripulação da Orion será separado do módulo de serviço. Enquanto o módulo de tripulação retorna em segurança à Terra, o módulo serviço será queimado na atmosfera por conta do forte atrito com o ar. A NASA ressalta que a trajetória deste módulo foi projetada para garantir que quaisquer partes remanescentes não representem um perigo para pessoas ou rotas marítimas.

Para esta missão, a agência pretende efetuar uma nova técnica de retorno, chamada de “entrada de salto”. Nos programas Apollo, por exemplo, a cápsula com os astronautas mergulhava diretamente na atmosfera para efetuar o pouso no mar. Já na Artemis 1, a Orion vai primeiro ricochetear na alta atmosfera da Terra – da mesma forma que uma pedra jogada sobre um lago –, antes de iniciar o mergulho para o local de pouso.

A NASA explica que essa manobra de salto ajuda a aumentar a precisão do local de pouso, diminui os riscos, torna a construção da nave mais econômica, além de reduzir a quantidade de força G que os astronautas devem experimentar nas futuras missões tripuladas.

Durante a descida pela atmosfera, a nave utilizará um sistema composto por 11 paraquedas, para reduzir a velocidade da cápsula e pousar em alto mar. A agência promete fazer uma ampla cobertura sobre a volta da Artemis 1 à Terra.

Como assistir o retorno da Orion ao vivo?

A transmissão do pouso da missão Artemis 1 poderá ser acompanhada pela NASA TV, com a cobertura iniciando no próximo domingo a partir de 13h (horário de Brasília).

Mais tarde, às 17h30, será feita uma conferência de imprensa sobre a missão. Ainda no domingo, às 20h, a agência pretende exibir um especial sobre os destaques da Artemis 1. A agência lembra que esses horários podem sofrer alterações.

A transmissão pode ser acompanhada no vídeo abaixo ou no site oficial da NASA TV.

A NASA também disponibilizou o feed de vídeo abaixo, onde está transmitindo 24 horas por dia as imagens ao vivo captadas pelas câmeras da Orion.

A qualidade do vídeo está em baixa resolução, pois o link de comunicação da nave está priorizando o envio de dados críticos da missão para a Terra. Quando há uma perda de sinal, é apresentando o logotipo da Artemis. E, se a tela estiver totalmente preta, significa que a nave está na sombra da Terra.

Sair da versão mobile