Ciência

Artemis: NASA adia (de novo) a volta de astronautas à Lua

A agência espacial adiou mais uma vez o lançamento das missões Artemis 2 e Artemis 3; saiba quando os astronautas da NASA voltarão à Lua.
Imagem: NASA/Reprodução

Nesta quinta-feira (5), a NASA adiou novamente o retorno dos astronautas à Lua como parte do programa Artemis, por problemas técnicos na espaçonave Orion.

Black Friday
Samsung Galaxy Book4 Intel® Core™ 7 150U, Windows 11 Home, 16GB, 512GB SSD, NVIDIA® Ge...
R$ 5.369

Inicialmente, a agência planejava lançar a Artemis 2 no próximo mês abril de 2025. Porém, a NASA decidiu adiar a missão para setembro do ano seguinte. Consequentemente, a agência também adiou a Artemis 3, missão que marca retorno definitivo de astronautas à superfície da Lua.

De acordo com a agência, a missão Artemis 3, que seria anteriormente lançada em setembro de 2026, deve ocorrer apenas em meados de 2027.

Bill Nelson, que deve deixar a liderança da NASA em 16 de janeiro, ressalta que é muito importante que esse seja o último adiamento do programa Artemis, tendo em vista que a China planeja levar astronautas à Lua até o final desta década.

Vale lembrar que a NASA já havia adiado antes a missão Artemis 2 por problemas no escudo térmico da espaçonave Orion, que foi ao espaço na inauguração da missão Artemis, em 2022.

Aliás, outro motivo pelos quais a NASA adiou o retorno à Lua é o foguete SLS, que será usado para lançar os astronautas da missão Artemis 3. No início de novembro, revelamos aqui no Giz Brasil que a NASA pode cancelar o foguete SLS devido aos desafios técnicos e aumentos no custo. Um exemplo é o estágio principal do foguete, que ultrapassou o orçamento previsto.

No entanto, a decisão de cancelar o foguete pode ficar nas mãos de Donald Trump — ou melhor, de Jared Isaacman, que assume a NASA assim que Trump se sentar na cadeira presidencial. 

Artemis e o fator Musk

Além de Isaacman, outro personagem que pode ter um papel na missão Artemis é Elon Musk. Pela sua proximidade com Trump, Musk pode influenciar uma mudança no plano de enviar astronautas para Lua (ou mesmo Marte). Vale lembrar que o CEO da SpaceX desenvolve uma versão da Starship que será o lander da Artemis 3.

Elon Musk, que apoiou Trump na campanha, agora é o chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (DOGE). O DOGE terá a função de avaliar e reduzir despesas desnecessárias do governo dos Estados Unidos. A meta é eliminar US$ 2 trilhões de gastos públicos.

Dessa forma, é possível uma privatização de boa parte do trabalho da NASA, com a SpaceX assumindo papéis ainda mais importantes. De acordo com o jornalista Eric Berger, a NASA poderia cancelar o SLS e lançar a nave Orion em um Falcon Heavy, da SpaceX, atracado a um foguete Centaur V, da ULA.

Na última quinta-feira (5), por exemplo, Berger escreveu uma matéria citando que, de acordo com múltiplas fontes, a NASA provavelmente vai descartar o SLS.

Em resposta a um usuário do X, Berger afirmou que o SLS será cancelado e a exploração espacial comercial entrará no lugar. Ou seja, é bem provável que a NASA envie astronautas à Lua a bordo de veículos da SpaceX.

No entanto, o destino do SLS, do programa Artemis, do retorno de astronautas à Lua e, até mesmo, da NASA, depende de prioridades maiores.

Se a prioridade dos EUA for vencer a “corrida espacial” contra a China, é possível que o governo Trump continue a investir no programa Artemis, encontrando meios de acelerar o cronograma. Em contrapartida, se o orçamento público tomar a frente, a NASA terá que reformular todas as missões lunares, o que pode levar a novos adiamentos nas missões da Artemis.

Envelheceu mal: Quando o homem vai voltar à Lua? Confira data e programação

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas