As últimas (e reveladoras) fotos do helicóptero Ingenuity, aposentado em Marte
Helicóptero que fez história como a primeira aeronave a voar em outro planeta, o Ingenuity finalmente se aposentou em Marte na última semana. Antes disso, a aeronave da NASA fez um último voo e divulgou reveladoras imagens do planeta vermelho.
As imagens, tiradas com a câmera de navegação de alta resolução do Ingenuity, mostram as sombras das pás giratórias do rotor do Ingenuity sendo projetadas no terreno empoeirado de Marte.
O helicóptero tirou imagens das dunas de areia onduladas a cerca de 12 metros de altura. A foto revela a maior faixa de terreno arenoso sobre a qual o helicóptero já sobrevoara.
As fotos mostram ainda o motivo da sonda ter se aposentado: as pás do rotor da nave foram danificadas, com quebras nas pontas de pelo menos duas das quatro lâminas de fibra de carbono do Ingenuity.
Fim da missão Ingenuity
Ingenuity concluiu seu 72º voo com um pouso de emergência, perdendo contato com o rover Perseverance quando ainda estava a cerca de 3 metros do solo. A missão fez história ao superar (de longe) os 5 voos originalmente planejados pela agência.
No X (antigo Twitter), o atual administrador da NASA, Bill Nelson, publicou um vídeo para anunciar o fim da missão do Ingenuity. Ressaltando a resiliência do pequeno helicóptero e as oportunidades que ele trouxe em termos de avanço na exploração.
“É com alegria e tristeza que anuncio que o Ingenuity, o pequeno helicóptero que foi capaz – e ficava repetindo ‘Eu acho que sou, eu acho que sou’ –, fez seu último voo em Marte”, disse Nelson.
Ao todo, o Ingenuity voou por 128 minutos, percorrendo 17 quilômetros, atingindo uma velocidade máxima de 35 km/h e uma altitude máxima de 24 metros.
A expectativa é que o sucesso do Ingenuity possa representar a maior adoção do uso de helicópteros na exploração de outros planetas e luas.