Na última sexta-feira (8), a tradicional premiação Grammy Awards anunciou os indicados à sua 67ª edição, incluindo a lista de músicas que concorrem na categoria “Canção do Ano”.
Este ano, a maior vencedora da história do prêmio, a cantora Beyoncé, lidera a lista de indicações, concorrendo em 11 categorias no total. O último lançamento da artista, o álbum “Cowboy Carter”, de março de 2024, disputa pelas estatuetas de Gravação do Ano, Álbum do Ano, entre outros.
No ano passado, o marido da cantora, o rapper Jay-Z, chegou a questionar a falta de prêmios para Beyoncé na categoria de álbum do ano, à qual ela é frequentemente indicada. A última vez que uma mulher negra venceu na categoria principal foi Lauryn Hill, em 1998.
Em seguida, as cantoras Charli xcx e Billie Eilish e os rappers Kendrick Lamar e Post Malone têm sete indicações cada. Além disso, os atuais fenômenos da música pop Sabrina Carpenter, Chappell Roan e Taylor Swift têm seis indicações cada.
Por outro lado, representando os brasileiros, Anitta conseguiu sua segunda indicação com “Funk Generation”, que disputa o prêmio de Melhor Álbum Pop Latino. Em 2023, por exemplo, a funkeira concorreu como Artista Revelação, mas perdeu para a cantora de jazz Samara Joy.
Além disso, este ano, o bandolinista Hamilton de Holanda e a pianista Eliane Elias também representam o Brasil concorrendo ao Melhor Álbum Latino de Jazz.
O evento será no dia 2 de fevereiro de 2025, um domingo, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.
Por fim, confira a lista de músicas que podem levar o troféu de Canção do Ano do Grammy: