É sempre bom achar 3D que não precise de óculos para funcionar. Melhor ainda se for com conteúdo legal: um clipe da banda Blue Roses para a música "Doubtful Comforts", que usa estereoscopia com movimento (wiggle stereoscopy) para fazer as imagens saltarem da tela.

O que seria essa tal de "wiggle stereoscopy"? Neste caso, são duas câmeras, gravando imagens levemente diferentes uma da outra, e mudando rapidamente entre as imagens que elas capturam. O efeito é meio travado e fragmentado, mas com esse contexto, tá valendo.



Se você não conseguiu ver o efeito durante o vídeo inteiro, não se preocupe: comentaristas do Giz americano — e nós — também vimos em 3D apenas em alguns momentos. Isto pode ser porque o vídeo é em preto-e-branco (com cores o efeito da estereoscopia ficaria mais claro), ou porque a mudança entre as duas imagens para formar o efeito 3D não é rápido o suficiente. Para ver o efeito da cor e da velocidade na imagem, compare o vídeo com a imagem abaixo (cortesia de loriensleafs):

1994 de repente saltou da sua tela, hein? [YouTube via Laughing Squid]