_Espaço

Assista vídeo em 360º que mostra evidências de antigo riacho em Marte

Presença de água está relacionada a condições propícias à vida no planeta. Bom, pelo menos, em algum momento do passado

Curiosity completa 11 anos e faz escalada inédita em montanha de Marte

Imagem: NASA/Divulgação

Após várias tentativas, o rover Curiosity, da NASA, superou as pedras no caminho e alcançou o cume da Cordilheira Gediz Vallis, no Monte Sharp, em Marte. A missão registrou imagens em um mosaico de 360º que evidenciam que já existiu um riacho no Planeta Vermelho.

Há três mil milhões de anos, fluxos de detritos carregaram lama e pedras pela montanha. Os detritos que ajudaram a formar a cordilheira carregaram as rochas para baixo das camadas altas do monte, de cinco quilômetros de altura.

As pedras espalhadas indicam que elas teriam sido carregadas pela água. Agora, os cientistas querem encontrar um caminho para o canal acima da cordilheira para descobrir como e onde essa água descia pelo Monte Sharp.

Desde 2014, o rover subia a parte inferior do Monte, descobrindo evidências de lagos pelo caminho e mudanças da paisagem com o tempo. Vale destacar que a presença de água está relacionada a condições propícias à vida no planeta.

“Rochas enormes foram arrancadas da montanha no alto, lançadas colina abaixo e espalhadas em leque abaixo. Os resultados desta campanha irão levar-nos a explicar melhor tais eventos não apenas em Marte, mas até na Terra, onde são um perigo natural”, disse o geólogo William Dietrich, um dos líderes do estudo da cordilheira do Curiosity (via NASA).

Assista aos registros do Curiosity no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile