Cultura

Assistir IPTV pirata é crime? Veja o que diz a lei brasileira

Confira qual a pena para quem usa IPTV pirata
Imagem: Unsplash/Reprodução

Além das plataformas de streaming, outra forma de assistir conteúdos que está ficando bastante popular no Brasil é o IPTV (Internet Protocol Television). O formato nada mais é do que a transmissão de conteúdo televisivo via internet, sem cabos e antenas.

whatsapp invite banner

No entanto, na hora de baixar algum app na TV ou celular — ou mesmo comprar dispositivos do tipo streaming box, como as chamadas “caixinhas” ou “TV Box” — é necessário verificar se eles estão dentro da legalidade — como as opções que já abordamos em matérias do Giz Brasil (aqui e aqui).

Isso porque existem versões piratas de IPTV. Na prática, elas roubam os sinais de emissoras da TV Paga e as disponibilizam para os usuários de forma gratuita ou mesmo com a cobrança de uma assinatura.

Qual a pena para quem usa IPTV pirata?

De acordo com a lei brasileira, o Artigo 184 da Lei Geral de Telecomunicações pune todo aquele que criar uma rede clandestina de transmissão do sinal de IPTV com pena de dois a quatro anos e multa de R$ 10 mil.

Além disso, “incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime”. Ou seja, usuários também podem sofrer com as penas.

Outros riscos para os usuários incluem questões de segurança ao usar as caixinhas piratas. Por exemplo, a exposição a malware e vírus, bem como a privacidade de dados, incluindo o roubo de informações pessoais.

Vale ressaltar que, neste ano, a agência venceu um prêmio internacional por seu combate à TV Box Pirata. Leia mais no Giz Brasil.

Com informações do Minha Operadora.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas