Ciência

Asteroide 20x maior do que o dos dinossauros bateu em lua de Júpiter

Um estudo publicado na última terça-feira (3) descobriu que um asteroide gigante bateu na maior lua do Sistema Solar.
Imagem: NASA/Reprodução

Há 4 bilhões de anos, um enorme asteroide alterou a orientação da maior lua de Júpiter, Ganimedes. Aliás, a lua também é gigante, com mais de 5 mil km de diâmetro — maior, até mesmo, que o planeta Mercúrio.

Para afetar uma lua tão grande, o asteroide também precisou ser colossal – e era. De acordo com um estudo da Universidade de Kobe, no Japão, o objeto que bateu na lua de Júpiter era 20 vezes maior que o asteroide que eliminou os dinossauros na Terra.

Segundo os cientistas, o asteroide possuía cerca de 300 km de diâmetro e o impacto gerou consequências para evolução interna e geológica da lua de Júpiter. A título de comparação, o asteroide que matou os dinossauros tinha entre 10 e 15 km de diâmetro.

Evidências de asteroide que bateu em lua de Júpiter

Os cientistas descobriram o evento ao estudar o sistema de sulcos sedimentares da superfície de Ganimedes. Esse sistema se formou por um conjunto de fossas que surgiram, possivelmente, dos restos do impacto.

Os cientistas relataram essa hipótese em um estudo publicado na última terça-feira (3). Segundo o estudo, o sistema de sulcos se alinha ao eixo de rotação da lua de Júpiter.

Imagem conceitual mostrando impacto de asteroide em lua de Júpiter

Conceito mostra impacto de asteroide em lua de Júpiter. Imagem: Universidade de Kobe/Divulgação

Como o eixo de rotação é uma linha imaginária que vai de Júpiter até o lado visível da lua pelo planeta, os pesquisadores afirmam que o asteroide formou os sulcos.

Além disso, de acordo com o estudo, o impacto do asteroide causou uma redistribuição significativa de massa, alterando a orientação da lua.

Naoyuki Hirata, autor do estudo, utilizou imagens de Ganimedes captadas pelas missões Voyager e Galileo, da NASA, que ocorreram em 1977 e 1989, respectivamente. Agora, Hirata espera a missão JUICE, da ESA, chegar a Júpiter em 2031, para descobrir mais detalhes sobre o asteroide e os impactos na lua.

Aliás, em 2034, a sonda JUICE vai orbitar Ganimedes para estudar a lua por 9 meses.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas