A terceira edição do projeto Astrominas, da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas. Garotas (cis ou trans) interessadas em estudar temas das ciências exatas e biológicas ao lado de profissionais da área podem se candidatar até este domingo, dia 29 de maio. 

As meninas interessadas em participar do projeto devem ter entre 14 e 17 anos completos até 30/6/2022. Além disso, precisam estar matriculadas em uma escola de educação básica. A edição será realizada de forma online, o que torna primordial que as participantes possuam um dispositivo com conexão à internet. Confira aqui o regulamento.

Serão ofertadas 400 vagas, sendo 20% delas para estudantes autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, 60% para alunas de escolas públicas e 20% para meninas de escolas privadas. A seleção será feita por meio de sorteio no dia 3 de junho. Você poderá conferir a lista de aprovadas no site do projeto.

O projeto Astrominas foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e outros institutos da área de exatas da Universidade de São Paulo. Mais de 60 cientistas parceiras trabalham na elaboração dos conteúdos, que trazem questões de Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas relacionadas a gênero.

A edição deste ano ocorre entre os dias 2 e 22 de julho. O curso terá uma carga horária de 45 horas e todas as participantes receberão um certificado digital após o encerramento. O principal objetivo do projeto é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade e estimular a escolha e a manutenção delas em carreiras de Ciência e Tecnologia.

A inscrição pode ser feita através deste link.