_Ciência

Astronauta da ISS fotografa do espaço rio “enferrujado” na Terra

Rio, localizado em Madagascar, parece estar "enferrujado" por causa dos sedimentos ricos em ferro que estão nas suas águas

Um astronauta da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) tirou uma foto impressionante das águas vermelho-alaranjadas do Rio Betsiboka, localizado em Madagascar. Na imagem, o rio parece “enferrujado” por causa dos sedimentos ricos em ferro.

A NASA divulgou a foto nesta segunda-feira (30). A ISS, de onde a foto foi captada, está em uma órbita baixa ao redor da Terra, completando uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos, cerca de 400 km de altitude.

De acordo com a agência espacial norte-americana, os sedimentos de ferro podem obstruir os cursos de água no ambiente estuarino, onde a água doce de um rio se mistura à água salgada do oceano. No entanto, o material também pode formar novas ilhas que são colonizadas por manguezais.

Vista aérea do delta do Rio Betsiboka. Imagem: Wikimedia Commons

Importância do Rio Betsiboka

Apesar da sua cor alaranjada vista da ISS, a água do rio é importante para a biodiversidade local. Dentro do Betsiboka, o estuário fornece alimentos, como ervas marinhas para ameaçada tartaruga verde, o vulnerável dugongo ou mesmo a vaca marinha, por exemplo.

Além disso, o Betsiboka é o principal rio de Madagáscar. Ele flui ao longo de 525 km, do norte da capital Antananarivo até Baía de Bombetoka.

O rio atrai muitos turistas como sendo um fenômeno natural. Contudo, a ação humana pode estar por trás da sua tonalidade. O desmatamento maciço de Madagascar levou a uma grande erosão do solo rico em ferro, o que se acredita ser a causa da cor das águas.

Sair da versão mobile