Astronauta filma tempestade da Estação Espacial Internacional; veja o vídeo
Se uma tempestade já é assustadora vista da Terra, do espaço ela se torna um fenômeno ainda mais impressionante. E foi isso que o astronauta privado Marcus Wandt conseguiu gravar a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional).
As imagens, compartilhadas no X (antigo Twitter), mostram uma tempestade vista de órbita. O vídeo mostra vários flashes entre as nuvens no que parece ter sido uma tempestade agressiva. “As tempestades são fenômenos poderosos e bonitos de se testemunhar, também do espaço”, escreveu Wandt na postagem. Veja, abaixo:
Thunderstorms are powerful and beautiful phenomena to witness, also from space. ⚡
I was lucky to catch a pretty spectacular thunderstorm during my first session with the Thor-Davis experiment from the @Space_Station.
We hope to help scientists to better understand… pic.twitter.com/awmSfQpJoL
— Marcus Wandt (@astro_marcus) February 13, 2024
Além disso, Wandt disse que testemunhou a tempestade enquanto trabalhava no experimento Thor-Davis, que está testando um novo conceito de câmera no espaço para observações mais detalhadas de nuvens de trovoada. Esse experimento também investiga como os relâmpagos na alta atmosfera podem afetar a concentração de gases de efeito estufa.
Wandt chegou à Estação Espacial Internacional no último dia 20 de janeiro, tornando-se o terceiro astronauta de uma entidade privada a visitar essa estrutura. O astronauta fazia parte da tripulação de quatro pessoas da Axiom-3, que passou um tempo a bordo da ISS em uma missão organizada pela Axiom Space, com sede no Texas (EUA).
Aliás, ela, que foi a primeira missão privada totalmente europeia, regressou à Terra no dia 9 de fevereiro.
Além da tempestade: fotos incríveis da Terra vista do espaço
Além desse mais recente vídeo, Marcus já havia chamado atenção por compartilhar imagens a 400 km de distância da Terra. A imagem abaixo, por exemplo, captura uma vista da ISS enquanto orbita a Terra. A foto mostra padrões intrincados formados por paisagens naturais, incluindo massas de terra e corpos d’água. A curvatura da Terra é proeminente quando vista do espaço.