Ciência

Astronauta de grife: Prada participará da criação de traje espacial da Artemis

Parceria tem aprovação da NASA e visa desenvolver um traje espacial leve com expert da Prada em materiais e tecnologia de tecidos
Imagem: Axiom Space/ Reprodução

A Axiom Space e a Prada, marca italiana de moda de luxo, anunciaram uma colaboração no desenvolvimento do traje espacial para as missões Artemis, da NASA. As peças serão usadas a partir de 2025, durante a Artemis 3.

Embora pareça uma parceria improvável, ambas empresas alegam que há muito o que podem acrescentar uma à outra. “Eles são mais do que apenas uma empresa de moda. Eles realmente fazem muitas coisas tecnologicamente avançadas”, explicou Michael Suffredini, CEO da Axiom Space.

A NASA está por dentro da parceria e apoia a iniciativa. Até agora, o valor disponível para o traje é de US$ 228,5 milhões (cerca de R$1,1 bilhão, em conversão direta), concedido em setembro de 2022 como parte do programa Exploration Extravehicular Activity Services.

A tecnologia da moda

De fato, a Prada tem experiência no desenvolvimento de roupas a partir de material composto, com finalidade específica. Em 1990, a empresa participou da fundação da equipe de iatismo, Luna Rossa, que competiu na America’s Cup.

Por este motivo, a Axiom Space espera aproveitar a experiência da Prada em produtos têxteis e outras tecnologias. A ideia é que a marca de luxo trabalhe na camada externa do traje espacial, que é responsável por proteger a camada interna de elementos como a poeira lunar. 

O desafio é fazer isso sem prejudicar a mobilidade do astronauta. Para isso, além do uso de materiais, a Prada contribuirá também com o design da peça.

Eles pretendem utilizar compósitos, que são misturas de dois tipos de materiais, para tornar o traje mais leve. “Quando você vai para o espaço, a massa é fundamental, então isso pode ser uma grande vantagem para nós”, explicou Suffredini.

Embora o foco no design da camada externa seja em sua funcionalidade, ainda há espaço para a criatividade. Por isso, as empresas garantem que o traje espacial será surpreendente.

Parceria duradoura

“Realmente nos entendemos muito rapidamente, e acho que o que estamos fazendo será uma vitória para ambos”, disse Lorenzo Bertelli, diretor de marketing da Prada. Para ele, fica a certeza de que, no futuro, as empresas poderão voltar a trabalhar juntas.

A visão é compartilhada por Suffredini, que acredita que a parceria com a Prada pode se expandir para outros projetos, como os planos de estação espacial comercial da Axiom. Por enquanto, no entanto, o foco está no traje espacial.

Assine a newsletter do Gizmodo

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas