Astronauta italiana compartilha foto de aurora austral feita de dentro da ISS
A astronauta italiana Samantha Cristoretti chamou a atenção nas redes sociais após compartilhar um clique de uma aurora austral direto da Estação Espacial Internacional (ISS). A pesquisadora destaca que esse foi o fenômeno mais bonito já experimentado por ela enquanto vagava pela órbita terrestre.
The Sun has been really active lately. Last week we saw the most stunning auroras I have ever experienced in over 300 days in space! #auroraaustralis #MissionMinerva pic.twitter.com/r9hzZSoMNp
— Samantha Cristoforetti (@AstroSamantha) August 21, 2022
O astronauta da NASA Bob Hines também fotografou as luzes da aurora, que lembram o cenário de Stranger Things, e compartilhou em seu Twitter. Na mensagem, o americano aproveitou para agradecer as atividades solares recentes, que proporcionaram o espetáculo.
Absolutely SPECTACULAR aurora today!!! Thankful for the recent solar activity resulting in these wonderful sights! pic.twitter.com/aOD45XSWaX
— Bob “Farmer” Hines (@Astro_FarmerBob) August 18, 2022
O Sol está em um ciclo ativo, produzindo intensas tempestades geomagnéticas. Suas explosões acabam liberando rajadas de radiação, que interagem com os campos magnéticos da Terra. Elas, então, são guiadas ao polo Sul, recebendo o nome de aurora austral, ou ao polo Norte, sendo onde são chamadas de aurora boreal.
A atmosfera do planeta é formada, principalmente, de oxigênio e nitrogênio. O encontro das partículas solares com o primeiro geram luzes vermelhas ou verdes, enquanto o choque com o segundo composto resulta em brilhos verdes e roxos.
Apesar de gerarem um belo show, as tempestades solares podem ser perigosas para a comunicação na Terra. Eventos intensos são capazes de atingir naves espaciais e satélites, e, por isso, são constantemente rastreados pelos cientistas.
Samantha Cristoretti
Samantha Cristoforetti está na ISS desde abril de 2022. A astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) foi ao laboratório orbital durante a missão Minerva, e deve retornar no próximo mês.
Não foi a primeira vez que Cristoretti compartilhou momentos do espaço na internet. A cientista é famosa por seu TikTok, em que ela posta seu dia a dia na ISS, desde as idas ao banheiro até a hora de praticar exercícios físicos. Saiba mais sobre ela.