A italiana Samantha Cristoforetti acaba de entrar para a história como a primeira astronauta profissional a usar o TikTok no espaço.

A tiktoker chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) no último dia 27 de abril para uma missão de seis meses em órbita. No mais recente vídeo publicado na plataforma, a astronauta da Crew-4 contou a experiência do lançamento da espaçonave Freedom, da SpaceX; como foi a chegada ao laboratório orbital; e aproveitou para mostrar a Terra vista do espaço.

O perfil de Cristoforetti foi criado em abril e já acumula mais de 150 mil seguidores. Antes do lançamento, ela já mostrava algumas curiosidades sobre a comida espacial, como os astronautas se exercitam ou mesmo como vão ao banheiro. “Siga-me para ir audaciosamente onde nenhum tiktoker foi antes”, diz ela no vídeo abaixo:

@astrosamantha

Back on the International Space Station!🙋🏻‍♀️ #MissionMinerva #HomeAwayFromHome #SpaceTok

♬ Luxury fashion (no vocals) – TimTaj

TikTok, a fronteira final?

Conforme apontou o site Space, esta não é a primeira vez que astronautas usam redes sociais para mostrar o dia a dia em órbita. O primeiro a utilizar o Twitter no espaço, por exemplo, foi o astronauta americano Michael Massimino. Ele postou o primeiro tuíte a bordo do ônibus espacial Atlantis, em 2009, durante a quinta e última missão de manutenção do Telescópio Espacial Hubble.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), além de pioneira no uso do TikTok no espaço, Cristoforetti também foi a primeira astronauta a manter um blog relatando o treinamento e o primeiro voo dela ao espaço, entre os anos de 2014 e 2015.

Na época, ela também fez história ao ser a primeira mulher italiana a fazer uma viagem espacial e também por bater o recorde de permanência no espaço de um astronauta europeu, ficando 199 dias em órbita. Esse recorde só foi quebrado em 2020, pelo astronauta francês Thomas Pesquet. Ela ainda foi a primeira a preparar uma xícara de café no espaço.