Chegou hoje ao Brasil o Asus Transformer Book T100, um 2 em 1 ultrafino com teclado destacável. Ele lembra bastante os antigos netbooks, mas a promessa é de desempenho consideravelmente superior aos notebooks pequenos.

Divulgação



Por dentro, o modelo lançado no Brasil roda um processador Intel Atom Z3775 quad-core com 2GB de RAM e uma placa Intel HD Graphics Gen7. A tela IPS de 10,1 polegadas tem resolução HD e se destaca do teclado para ser usada como um tablet, e ele ainda conta com uma câmera frontal de 1,2 megapixels.

O Transformer Book T100 roda o Windows 8.1 em sua versão completa – não o RT. E o processador Atom da família Bay Trail parece dar conta do recado – nos minutos que fiquei com o dispositivo na mão, ele respondeu bem a tudo o que tentei fazer.

Gizmodo

Como tablet, ele é um pouco grande, mas é possível segurá-lo com apenas uma mão. Sua traseira de plástico lembra bastante a encontrada em outros tablets com Android – como o Asus Fonepad, por exemplo. No canto esquerdo da parte superior da tela está posicionado o botão de ligar e desligar. Na lateral esquerda estão os botões para controle de volume e o botão Windows (sim, ele fica escondido na lateral do dispositivo e não aparece com o logo do Windows na parte frontal, como no Surface, por exemplo). Na lateral direita estão as entradas de cartão micro SD, fone de ouvido e carregador.

Ao encaixar o teclado que acompanha o aparelho, ele se transforma em um pequeno notebook. E é bem leve – 1,15kg – e fácil de transportar para todo lado. O teclado é bem decente: as teclas são espaçadas e é fácil digitar nele. Nesse modo notebook, você também ganha uma porta USB 3.0, e um touchpad que, no curto tempo em que testei, respondeu bem. E destacar o teclado é simples – pressione um botão presente no meio do aparelho e a tela se solta da base com teclado.

Gizmodo

O mais bacana é que na base do teclado a Asus colocou um HD de 500GB – assim, para usar como um notebook, você tem espaço considerável para armazenar seus arquivos. Se preferir usar apenas como tablet, fica com 32GB, além de até 64GB via cartão micro SD. Essa divisão de espaço pode trazer alguns incômodos – se quiser mostrar fotos para amigos pelo tablet, por exemplo, precisa garantir que elas estejam armazenadas nos 32GB, e não no HDD do teclado. Pequenos inconvenientes que não prejudicam a ideia de ter bastante espaço disponível no dispositivo.

Gizmodo

O Asus Transformer Book T100 começou a ser vendido hoje em algumas redes de varejo – Americanas, Fnac, Kalunga, Submarino, Shoptime e Magazine Luiza – e a Asus espera colocá-lo em outros lugares nas próximas semanas. Ele custa R$ 1.699 – parece um pouco caro para um pequeno notebook, mas é um preço bem atrativo considerando que ele é um tablet com Windows 8 em sua versão completa com mais de 500GB de espaço interno.