Pouca gente gostou da proposta de limitar franquias de internet fixa no Brasil, e alguns usuários começaram a partir para o ataque contra a Anatel, agência reguladora de telefonia que se posicionou a favor desses limites.

>>> Anatel quer que operadoras esperem antes de adotar franquias na internet fixa
>>> Anatel espera por franquias na internet fixa desde 2014; ministério não se opõe



Um aparente ataque DDoS foi feito ao site da Anatel e derrubou alguns dos seus serviços, como as reclamações online e a homologação de aparelhos, diz o Olhar Digital.

O registro dos ataques está no site Caiu, que mostra domínios brasileiros que ficam fora do ar. O site da Anatel atingiu picos de 40 gigabits por segundo de tráfego e ficou algum tempo fora do ar.

A estratégia é conhecida: com o uso de botnets – rede de computadores infectados que não sabem que estão infectados – os hackers fizeram milhões de acessos simultâneos ao site da Anatel, que não aguentou o tráfego pesado e saiu do ar.

É fácil entender como a Anatel se tornou alvo de hackers – muitos esperavam que ela se posicionasse a favor dos usuários e contra os limites de franquia, mas o que aconteceu até agora não chega nem perto disso. A agência já disse que o limite é benéfico para usuários, e culpou quem joga demais pela proposta das operadoras.

[Olhar Digital]