Jeff Bezos é o fundador da Amazon e a quarta pessoa mais rica do mundo. Há mais de uma década, ele criou uma empresa espacial chamada Blue Origin, que só recentemente vem mostrando seus projetos ao público.

Em abril, vimos o veículo espacial New Shepard decolar pela primeira vez. Agora, a Blue Origin conseguiu fazer um pouso controlado em terra firme do New Shepard.

Durante a missão de teste, o foguete BE-3 e a cápsula de tripulação chegaram a uma altitude de 100 km. Em seguida, a cápsula fez um pouso controlado, caindo no solo usando um paraquedas.

O foguete BE-3 também começou sua própria descida controlada, quando seus propulsores foram ativados a 1.500 m do solo. Ele conseguiu fazer um pouso vertical, tocando o chão a meros 7 km/h.

Bezos explica que o foguete “realizou uma missão sem falhas, subindo para 100 km e depois retornando, mesmo com ventos de 320 km/h, para fazer um pouso controlado e suave a apenas 1,5 m do centro da base de lançamento”. O foguete usado agora está guardado na base.

A Blue Origin planeja enviar pessoas para a borda do espaço ainda nesta década, usando seu sistema de lançamento suborbital New Shepard. Ele consiste em um foguete e uma cápsula de tripulação para três pessoas. O sistema é projetado para transportar pessoas até a órbita baixa da Terra por alguns minutos e, em seguida, cair suavemente de volta à superfície com a ajuda de paraquedas.

1533032569584201511 (1)

Empresas espaciais se dedicam a criar foguetes reutilizáveis porque eles custam muito caro. Por exemplo, a SpaceX explica que um foguete Falcon 9 custa quase o mesmo que um avião jumbo a jato, “mas as companhias aéreas não o jogam fora depois de uma viagem de Los Angeles para Nova York”.

A SpaceX vem pousando foguetes em terra firme há algum tempo: em 2013, vimos o Grasshopper dar saltos de 250 m, 325 m e 744 m acima do chão. A empresa também tenta pousá-lo em uma barca no meio do oceano, algo mais difícil e que não deu certo até o momento.

De um jeito ou de outro, Elon Musk – fundador da SpaceX – parabenizou Bezos e a Blue Origin pela sua conquista:

[Blue Origin via Engadget]

Foto por Blue Origin