O Google está preparando uma atualização que promete tornar a escrita de e-mails chatos um pouco mais simples. A novidade envolve um método de escrita automática a partir de comandos de voz que usa inteligência artificial.
No início do ano passado, a Big Tech anunciou um recurso de escrita de e-mails automatizado, mas que está disponível apenas no Workspace Labs. Ele permite que apenas alguns poucos convidados tenham acesso a recursos de IA antes do lançamento geral.
A ferramenta batizada de “help me write”, ou “ajude-me a escrever” em português, é capaz de escrever rascunho com base em prompts de texto.
Agora o Google parece ter dado um passo à frente e melhorado a funcionalidade com a possibilidade de comandos de voz. O recurso é chamado de “Draft e-mail with voice” (Rascunho de e-mail com voz) e foi reportado pela primeira vez pelo portal TheSpAndroid.
Assim como sua variante de comandos de texto ele ainda está disponível apenas no Workspace Labs e não existe previsão de quando nenhuma de quando as duas ferramentas serão lançadas para o grande público.
Ambos os recursos estão integrados ao Gmail, o gerenciador de e-mails do Google, e fica ativo todas as vezes em que o usuário aciona o teclado para escrever. Para utilizar basta clicar no ícone e fornecer a permissão necessária para o aplicativo utilizar o microfone do dispositivo. A partir daí é só dar as instruções necessárias para a ferramenta começar o processo de escrita, que levará alguns poucos segundos.
Embora a empresa ainda não tenha divulgado a data de lançamento dos recursos, é provável que mais informações sejam reveladas durante o próximo Google I/O, evento transmitido globalmente onde a empresa tradicionalmente apresenta as novidades que serão lançadas no decorrer do ano.