Em meio a várias atualizações e novidades, o WhatsApp está no processo de introduzir um novo recurso que vai permitir compartilhar sua tela durante uma videochamada — gravando e exibindo o conteúdo para a outra pessoa, segundo informações do WABetaInfo.
Testadores beta da versão 2.23.11.19 do app para Android notaram a nova função, que deve passar a ser disponível para mais usuários nas próximas semanas. Mas atenção, pois ele pode não funcionar em Androids mais antigos, chamadas em grupo com mais integrantes ou sem a versão mais recente do WhatsApp.
Como usar o recurso de videochamadas do WhatsApp?
O ícone de compartilhamento de tela será representado pela imagem de um telefone com uma seta para fora. Ele ficará ao lado de ferramentas como a troca de câmeras, a desativação do vídeo e a do microfone, que aparecem na parte inferior da tela durante as chamadas.
Ao selecionar a opção, uma mensagem pede a confirmação para “Iniciar gravação ou transmissão com o WhatsApp”. O aviso informa que a empresa poderá acessar o que você exibe na tela, incluindo senhas ou fotos, por exemplo. Após clicar em “Começar agora”, você ainda pode interromper o compartilhamento de tela a qualquer momento.
Mais novidades no aplicativo
Outro novo recurso do WhatsApp permitirá que seus usuários escolham um nome de usuário anexado à sua conta, como já noticiado aqui no Giz Brasil. Ou seja, pode ser que, no futuro, os números de celular se tornem desnecessários na hora de adicionar alguém no app.
Além disso, em breve, uma nova configuração de arquivo de status deve tornar possível que empresas arquivem seus status após 24 horas e os compartilhem novamente em outro momento. Recentemente, o aplicativo também passou a permitir a edição de mensagens em até 15 minutos após o envio.