“Me passa seu zap”: em breve, vai bastar o nome e não nº do fone para novo contato

Segundo o site WABetaInfo, em breve chega ao WhatsApp atualização que acaba com a necessidade de compartilhar número para adicionar novos contatos. Saiba mais!
Imagem: WBI/Reprodução

Nos últimos meses, o WhatsApp tem investido em novos recursos para melhorar a experiência e dar mais segurança ao usuário. Em março, por exemplo, foi lançada a funcionalidade que permite gerenciar melhor quem entra ou não nos grupos.

Nesta semana, porém, vazaram informações sobre outra mudança. Em breve, não será mais necessário compartilhar o número de telefone para adicionar um contato – basta ter o nome da pessoa.

Como é a novidade?

A plataforma está desenvolvendo um sistema de controle por nome de usuário, como funciona em outras redes. A fonte das informações é o WABetaInfo (WBI), especialista em “zap”.

Segundo o site, a novidade foi verificada nas configurações do WhatsApp beta para Android 2.23.11.15. Caso ocorra essa atualização, o usuário pode configurar seu username nas definições de perfil.

Ou seja, não será necessário compartilhar o número de telefone para que outras pessoas te adicionem. Isso pode ser considerado mais um passo para assegurar a segurança dos usuários. Dessa forma, de acordo com o WBI, o app seguirá contando com criptografia de ponta a ponta para proteção das conversas.

Novidades recentes no WhatsApp

Nesta semana, outra mudança importante chegou ao aplicativo de mensagens mais popular: a opção de editar mensagens após o envio. Anunciada na última segunda-feira (22), essa foi uma das atualizações mais significativas dos últimos tempos no app e já está sendo implementada.

Contudo, só é possível realizar a ação nos 15 minutos seguintes ao envio da mensagem. A partir disso, a opção será desabilitada. Para fazer isso, selecione a mensagem que deseja editar, clique em “editar”, no topo da tela, e reescreva ou corrija o conteúdo como desejar.

A plataforma gigante da Meta também lançou em maio o Chat Lock. É uma ferramenta que permite inserir uma senha em algumas conversas individuais ou em grupo para, assim, protegê-las melhor. A medida também impede que as mensagens apareçam como notificações.

Anteriormente, em março, foi lançada uma nova versão do app para Windows, que promete mais agilidade e chamadas melhores no computador.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas