Tecnologia

Atualize agora: Nvidia libera update contra vulnerabilidades graves

Empresa não confirmou se vulnerabilidades foram exploradas, mas a mais grave é classificada com uma pontuação 8.2 e pode resultar na divulgação de dados sensíveis

A Nvidia está lançando uma nova atualização do driver da placa de vídeo para os sistemas Windows e Linux. O objetivo é corrigir uma série de vulnerabilidades. E a Nvidia recomenda fortemente que os usuários façam o update e instalem o novo patch para solucionar questões graves de segurança.

Update da Nvidia é necessário

whatsapp invite banner

A vulnerabilidade mais grave é classificada com uma pontuação 8.2 e, de acordo com a companhia, se explorada “pode permitir que um invasor privilegiado aumente as permissões”. Ou seja, pode resultar na divulgação de dados sensíveis ou alteração de informações pessoais.

Outras seis são classificadas com 7.8 e a menos grave em 7.1. Segundo a Nvidia, todas as falhas permitem em algum nível que agentes mal intencionados tenham permissões além dos limites ou possam executar códigos nocivos remotamente. No relatório onde detalha a atualização, a companhia não confirmou se as vulnerabilidades descobertas foram exploradas por cibercriminosos.

Das oito falhas descobertas, cinco impactam usuários do sistema Windows e uma do Linux.

Algumas das principais fabricantes de GPUs do planeta já sofreram com problemas graves em placas de vídeo. É o caso da ARM, que, no final do primeiro semestre deste ano lançou um patch emergencial para corrigir uma vulnerabilidade de 2 anos e que vinha sendo explorada por agentes mal intencionados.

Sucesso: novo Galaxy Z Fold 6 Special Edition se esgota em 10 minutos

Vazamento revela detalhes sobre o novo processador AMD Ryzen 7

De acordo com o portal Bleeping Computer, a falha deixava os usuários das GPUs Bifrost e Valhall expostos ao risco de terem informações sigilosas roubadas. Em alguns casos, a ARM recomendou aos usuários a solicitação de assistência das fabricantes de suas máquinas porque os danos não puderam ser corrigidos pela atualização.

Além das atualizações rotineiras de software e segurança do sistema operacional, vale a pena ficar sempre atento aos patches liberados posteriormente também por fornecedores de hardware. Assim, as versões mais recentes, normalmente, são mais seguras e menos suscetíveis aos ataques de pessoas mal intencionadas.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas