Os serviços de streaming superaram a audiência da TV a cabo em julho nos EUA. Essas plataformas reuniram 34,8% do consumo total de televisão dis americanos, enquanto canais de TV pagos ficaram com 34,4%. O resultado está no relatório The Gauge, da empresa de mídia norte-americana Nielsen.
Especialistas em mídia já haviam antecipado a tendência. O streaming ultrapassou a programação de broadcast – canais de rádio e TV – no ano passado, mas essa é a 1ª vez que também deixa para trás também a exibição a cabo.
Outro número interessante é o recorde de minutos em frente à TV: no mês passado, a audiência norte-americana assistiu a uma média de 190,9 bilhões de minutos por semana em plataformas de streaming. O número supera o recorde anterior, de 169,9 bilhões de minutos, em abril de 2020 – período inicial da pandemia.
Em comparação a junho de 2022, o uso desses serviços subiu 3,2%. Na comparação ano a ano, porém, o volume de streaming cresceu 22,6%.
O que explica?
O mês de julho foi um tanto atípico. Espectadores foram contemplados com muitos produtos novos e de sucesso, como a 4ª temporada de Stranger Things, da Netflix. Os fãs da série assistiram quase 18 bilhões de minutos do programa em julho.
Na Netflix, outros sucessos como Virgin River e The Umbrella Academy somaram 11 bilhões de minutos assistidos. Os filmes Agente Oculto e A Fera do Mar também fizeram sucesso por lá: mais de 5 bilhões de minutos assistidos, no total, no mês passado. Isso fez com que a plataforma ganhasse 8% a mais de participação na audiência norte-americana.
O novo queridinho Only Murderers in the Building, da Hulu, também alavancou a audiência da plataforma. Junto com a série de comédia The Bear, o programa alcançou 3 bilhões de minutos assistidos.
Na Amazon Prime, o sucesso ficou com The Terminal List e The Boys. Juntos, renderam mais de 8 bilhões de minutos de audiência.