O jogo de mundo aberto Minecraft acaba de atingir a marca de 1 trilhão de visualizações no YouTube. Atualmente, a plataforma de vídeo conta com mais de 35 mil canais ativos sobre o game e seu mundo de cubos, em cerca de 150 países.

A estreia de Minecraft no YouTube aconteceu em 2009. E, de lá para cá, o apelo do jogo só cresceu.

Parte do sucesso do Minecraft se dá pelo estilo de ser um “jogo de montar”, com blocos semelhantes ao Lego, o que permite aos jogadores construírem mundos e contarem histórias.

Não há uma maneira certa ou errada de jogar: séries, missões, speedruns, construções no modo criativo. Minecraft (e a produção de conteúdo sobre o jogo, por tabela), é tão livre quanto quem joga quiser que seja.

Um dos vídeos mais populares do YouTube e que se espalhou rapidamente pela internet foi a de um jogador que recriou a nave estelar Enterprise-D, de Star Trek, somando mais de 2 milhões de visualizações em 2010. Hoje, o vídeo já acumula quase 13 milhões de views.

Graças ao YouTube, os jogadores podem ganhar dinheiro com esses vídeos, seja por meio de patrocínios ou incluindo anúncios e dividindo uma porcentagem dessa receita com a plataforma.

Para comemorar a marca de 1 trilhão, o YouTube publicou o vídeo comemorativo abaixo.