Avatar: conheça o carro inspirado em Pandora feito pela Mercedes
Lembra dele? Inspirado no filme Avatar de 2009 – sucesso de crítica e bilheteria – a Mercedes-Benz lançou o carro-conceito Vision AVTR, projeto que também teve a participação do diretor James Cameron.
O modelo foi apresentado pela primeira vez durante a CES 2020 (Consumer Electronics Show). O veículo chama atenção pelo design estranho, tecnologia futurista e sistema de controle inovadores. O carro tem, até mesmo, “escamas”.
Visualmente, a coloração azul da natureza bioluminescente da exolua Pandora – onde o filme se passa – se destaca no exterior e interior do veículo. Ele conta com assentos em forma de casulo e enormes portas de vidro que se abrem para cima – imitando o movimento das asas da criatura voadora banshee, também do longa de ficção.
O Vision AVTR tem rodas esféricas, inspiradas nas “sementes da Árvore das Almas”, de Pandora. O formato dessas rodas permite que o carro ande lateralmente ou mesmo na diagonal.
A Mercedes disse que o AVTR tem uma potência combinada de 350 kW com motores elétricos em cada uma das rodas. Elas podem ser acionadas de forma independente, chegando a cerca de 56 km/h e com autonomia para até 700 km.
Não há volante ou pedais. Teoricamente, o carro é autônomo, contando apenas com um joystick oval, que se eleva e pode ser acessado por meio de um console central. Ao colocar a mão sobre ele, o controle e o assento começam a vibrar no mesmo ritmo de sua respiração e frequência cardíaca. Essa conexão também foi inspirada no filme, em como o povo alienígena Na’vi se conecta fisicamente com os banshees.
Já as 33 escamas na parte traseira – chamadas pelas Mercedes-Benz como “flaps biônicos” – podem ser usadas para se comunicar com pessoas fora do carro. Mais detalhes do AVTR podem ser vistos no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=l5ZK0S8Q7JU
O Vision AVTR foi construído a mão, usando materiais reciclados feitos de roupas velhas e garrafas plásticas, bem como microfibra vegana e madeira cultivada de forma sustentável. Apesar de lançado há quase três anos, os produtores de “Avatar: O Caminho da Água” estão usando o veículo para fazer a promoção do novo longa.
Porém, não espere ver esse carro rodando pelas ruas. Segundo apontou o The Verge, ele é frágil e barulhento, com quase nenhuma suspensão ou isolamento interno. Inclusive, algumas peças do acabamento do seu interior estavam quebradas quando foi apresentado aos jornalistas. Além disso, a direção pelo joystick é desajeitada, sendo difícil de fazer pequenas correções de trajetória.
Como outros carros-conceitos, ele foi construído apenas como um exercício de imaginação de como será andar em um carro do futuro. Não está prevista a produção do Vision AVTR, mas alguns dos seus elementos já podem ser vistos nas linhas EQ e EQS da Mercedes-Benz, como a silhueta geral, faróis dianteiros, iluminação ou o painel da grade.