Avião Beluga chega ao Brasil com helicóptero da Airbus na “barriga”

Esta é a primeira vez que o avião baleia vem ao país. Por isso, Campinas, no interior de São Paulo, montou operação especial para afastar curiosos
Avião Beluga chega ao Brasil com helicóptero da Airbus na “barriga”
Imagem: Airbus/Divulgação

O avião cargueiro Beluga ST pousou em Fortaleza, no Ceará, no último domingo (24). O modelo com formato exótico — fabricado pela Airbus — chegou pela primeira vez ao país (e também na América Latina) transportando um helicóptero de luxo.

Segundo o UOL, a chegada da aeronave estava prevista para o fim da tarde do último sábado (23). Porém, uma tempestade próxima ao aeroporto de Dacar, no Senegal, impediu que a nave decolasse, atrasando a programação. O pouso na capital do Ceará ocorreu apenas no dia seguinte, às 15h25 (horário de Brasília).

O avião parecido com de uma baleia beluga deve seguir viagem até Campinas (SP) na tarde desta segunda-feira (25). Em seguida, ele retorna à Fortaleza, para então seguir viagem para Dacar.

Na “barriga” do avião está um helicóptero corporativo luxuoso do modelo ACH160, também fabricado pela Airbus. De acordo com o site Aeroin, a aeronave foi importada pela Helibrás, para, posteriormente, ser entregue a um cliente brasileiro.

A chegada do avião ao interior de São Paulo terá uma operação especial conjunta entre a Polícia Federal, Polícia Militar Rodoviária (PMR) e Prefeitura de Campinas, para evitar que curiosos causem acidentes. Conforme apontou o G1, motoristas poderão ser multados caso parem no acostamento da Rodovia Santos Dumont (SP-075) — próxima ao Aeroporto de Viracopos.

Avião Beluga ST

Atualmente, o avião Beluga ST — modelo A300-600ST — é um dos maiores aviões de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelos militares dos Estados Unidos; e o Antonov An-124, uma versão menor do An-225 – que foi recentemente destruído na Ucrânia.

O Beluga ST está em operação desde 1994 e tem um comprimento de 56,16 metros, 17,25 metros de altura e envergadura de 44,84 metros. O avião tem um volume total de 1.500 m³ e capacidade para voar com uma carga útil total de 40 toneladas, alcance máximo de 1,6 mil km e velocidade de cruzeiro a 780 km/h.

A aeronave é utilizada principalmente na Europa para o transporte de cargas de maiores dimensões, principalmente peças de aviões. Ele também já transportou satélites artificiais e veículos espaciais.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas