Tecnologia

“Baldur’s Gate 3”: jogadores são banidos após gravarem cenas de nudez no Xbox

Jogador teve conta banida por um ano após realizar captura de tela com conteúdo adulto
Imagem: Larian/Reprodução

Recentemente, alguns jogadores relataram falhas com dados salvos de “Baldur’s Gate 3” no Xbox. Após alguns dias de reclamações, a Larian Studios, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, revelou que o problema se tratava de um bug no firmware dos consoles da Microsoft, mas que deve ser corrigido em breve.

Os problemas não param por aí. Recentemente, alguns players afirmaram ter suas contas banidas após a gravação de cenas contendo nudez no RPG.

A própria plataforma do Xbox permite que os jogadores gravem clipes com um recurso nativo de captura de tela, mas tem uma política bem rígida a respeito do conteúdo que é carregado nos servidores da empresa.

Segundo as diretrizes, todo o conteúdo capturado tem de ser totalmente “limpo”, ou seja, sem nudez ou conteúdo sexual. O descumprimento pode resultar em punições bastante severas. No entanto, o carregamento na nuvem é habilitado por padrão e muitos jogadores nem sabem que suas capturas são salvas automaticamente nos servidores online.

Este cenário pode levar usuários a cometerem violações nas políticas da empresa sem ter real ciência das infrações, o que vem sendo muito criticado pela comunidade gamer.

Daddy-Vegas, usuário do Reddit, relatou ao portal Dual Shockers, que foi banido por um ano da plataforma. É importante destacar que a punição não vale apenas para “Baldur’s Gate 3”, mas sim para qualquer título que tenha conexão online.

Segundo o relato, a punição foi aplicada quase que instantaneamente, sem aviso prévio e sem lhe dar chance de tentar deletar os clipes gravados. O jogador ainda afirmou que havia desativado o upload automático e não sabia que o conteúdo seria carregado na nuvem.

Michael Douse, diretor de publicação da Larian, se pronunciou sobre o caso em seu perfil pessoal no X, o antigo Twitter, e afirmou que está buscando uma solução junto à Microsoft. Ele também considerou o que os jogadores vêm passado como uma situação “irritante”.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas