Boa notícia para quem curte novelas e programas antigos. O Grupo Bandeirantes firmou uma parceria com a empresa norueguesa de tecnologia Piql, especializada em soluções de preservação digital e conversão de filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital.

A ideia é recuperar e remasterizar o acervo de 17 mil horas de registros de momentos históricos da política, do esporte e da cultura brasileira feitos pela Band, que completou 55 anos em maio.

Há três meses, as equipes estão trabalhando para implementar um sistema de remasterização de imagens usando uma tecnologia de inteligência artificial.

“Os Imigrantes” é a 1ª empreitada

O primeiro conteúdo em fase de remasterização da novela “Os Imigrantes”, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini, exibido pela Band em 1981.

Todos os capítulos serão remasterizados para resolução Full HD. O processo consiste em resgatar o material em seu formato original NTSC (720X480) e remasterizar as imagens com ganho de pixels para Full HD (1920X1080) com a aplicação de filtros de restauração e otimização da imagem com uso de inteligência artificial.

“Sabíamos que o processo tradicional de remasterização envolvia muitos sistemas e processos que são realizados por artistas de remasterização e demandam muito tempo, com custos elevados. Após muita pesquisa, conhecemos a tecnologia de inteligência artificial da Piql, e obtivemos resultados de ótima qualidade e de forma totalmente automática”, afirma Caio Carvalho, diretor executivo de comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Além de “Os Imigrantes”, a emissora vai correr em busca de mais processos de remasterização para a exibição na TV, como é o caso da série “Bronco”, estrelada pelo saudoso humorista Ronald Golias.