Bandeira vermelha: Google Play vai avisar quando o app for ruim
Sem muito alarde, o Google começou a notificar os usuários do Android sobre a presença de aplicativos com qualidade ruim na Play Store. A ideia é que apps difíceis de usar ou que não funcionem corretamente recebam uma espécie de “bandeira vermelha” da loja de aplicativos.
A novidade foi revelada pelo jornalista Mishall Rahman, no Twitter. Um print de tela de um jogo de corrida, divulgado por um usuário no Telegram, exibe a mensagem “dados recentes de dispositivos semelhantes mostram que este aplicativo pode parar de funcionar no seu dispositivo”. Confira o tuíte:
Some users are reporting that Google Play is telling them that "recent data from similar devices indicators that this app may stop working on your device."
I haven't seen this before, so I think it could be relatively new.
Screenshot credits: Felixlix45 on Telegram pic.twitter.com/fdGW96xyCf
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) March 2, 2023
No final do ano passado, o site Android Police noticiou que a equipe responsável pelo Google Play estaria lançando novos recursos para desenvolvedores. A ideia era melhorar a experiência dos usuários de apps em dispostivos Android.
A bandeira vermelha do Google
Na prática, o Google coleta dados de dispositivos específicos e define uma taxa de travamento máxima para cada app. O Google estipula uma taxa limite para apps de 1,09% para travamentos de forma geral, e de até 8% para cada modelo de celular.
Os desenvolvedores recebem relatórios com essa informação, para que eles façam as devidas correções. Contudo, se um aplicativo começa a apresentar muitas falhas para usuários de um mesmo tipo de telefone, isso acionará um alarme na Play Store.
No caso das notificações, elas aparecem na página do app, antes que o usuário faça o download. Ao mesmo tempo, a loja de aplicativos está deixando de recomendar apps com qualidade inferior.
A notificação pode ser vista como uma espécie de “vergonha pública” para o Google e desenvolvedoras, por disponibilizar apps ruins na loja. Contudo, ela também demonstra que o Google está empenhando em forçar os desenvolvedores a melhorar os aplicativos, eliminando falhas e outros problemas de desempenho.
Ainda não há informações sobre quais aparelhos e em quais regiões do mundo estão sendo com a “bandeira vermelha”. Porém, aparentemente, um número crescente de aplicativos está começando a exibir esses avisos.