Não há nada que inspire mais terror do que o terrível barulho de uma barata surgindo de um canto escuro e correndo freneticamente até chegar ao próximo. E isso não é mais exclusivo para as baratas normais que podemos esmagar.

A VelociRoACH, um robô de 4 polegadas e seis pernas, atinge velocidades de 9 km/h e é um dos robôs mais rápidos que temos por aí.

Desenvolvida na Universidade da Califórnia, a barata pode se mover rápido usando as suas seis patas giratórias, que se mexem tão rápido que tocam o chão 15 vezes por segundo. Três das patas se mantém no chão, formando uma espécie de tripé estabilizador. Para obstáculos, ela simplesmente os atinge de cabeça, e depois salta a partir do ângulo formado pelo impacto.

A VelociRoACH já é mais rápida que baratas de verdade, mas o desenvolvedor Duncan Haldane não pretende parar por aqui. O próximo passo é tornar o robô resistente a pisões, construindo-o com materiais que possam retomar a forma após serem pisoteados.

Em teoria, ela não parece tão ruim quanto as baratas reais, mas o jeito como ela se move é bastante perturbador. Eu realmente espero que não exista nenhum tipo de aplicação em massa dessas coisas. [New Scientist via Popular Science]