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“Barbie” bate US$ 1 bilhão e se torna 1º filme bilionário dirigido por mulher

No total, “Barbie” arrecadou US$ 459 milhões na América do Norte e US$ 572 milhões internacionalmente, sendo a primeira produção dirigida por uma mulher a atingir esse marco

Barbie Oscar

Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Após dezessete dias de lançamento, “Barbie” chegou ao cobiçado clube de bilhões de dólares. A produção dirigida por Greta Gerwig, além de ser estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling, ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias globais. Desse total, US$ 459 milhões apenas na América do Norte e US$ 572 milhões internacionalmente, segundo informações do Box Office Mojo

Com isso, “Barbie” é a primeira produção dirigida por uma mulher a atingir esse marco histórico na indústria cinematográfica. Três outros sucessos com bilhões de dólares foram co-dirigidos por mulheres, incluindo “Frozen” (US$ 1,3 bilhão) e “Frozen 2” (US$ 1,45 bilhão), ambos de Jennifer Lee e Chris Buck, assim como “Capitã Marvel” (US$ 1,1 bilhão). bilhões), co-dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck.

“Barbie” atingiu o cobiçado marco em apenas dezessete dias de lançamento, tornando-se o lançamento mais rápido da Warner Bros. (e o oitavo nos 100 anos de história do estúdio) ao ingressar no clube de US$ 1 bilhão. “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” anteriormente detinha esse recorde em 19 dias. Agora, o filme ocupa a 53ª posição de produções a bater o recorde.

O longa é apenas o segundo blockbuster deste ano e o sexto da era pandêmica a ultrapassar US$ 1 bilhão, depois de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, “Top Gun: Maverick”, “Jurassic World: Domínio” e “Avatar: O Caminha da Água”. Além disso, “Barbie” é o segundo filme de maior bilheteria de 2023, atrás apenas de “Super Mario Bros”, que arrecadou US$ 1,35 bilhão em todo o mundo.

Marketing pesado 

A produção de Greta Gerwig estreou em 20 de julho e superou as expectativas  de US$ 155 milhões nos cinemas norte-americanos, classificando-se como o maior final de semana de estreia de 2023, bem como o melhor começo para um filme dirigido por uma mulher. Todo o recorde se deu graças ao marketing pesado, além do movimento “Barbenheimer”.  

O hype nasceu junto com lançamento simultâneo do drama histórico de Christopher Nolan, “Oppenheimer”. “Uma grande conquista como esta é possível quando você tem uma incrível equipe de filmagem, com elenco e equipe reunidos para criar uma experiência de cinema verdadeiramente especial”, afirma Michael De Luca e Pam Abdy, co-presidentes e CEOs do Warner Bros. Motion Picture Group, em comunicado divulgado pela Variety

“Greta agora se junta a um grupo de elite de roteiristas e diretores cuja visão singular gerou US$ 1 bilhão nas bilheterias globais, um marco que é uma prova de seu brilhantismo e de seu compromisso de entregar um filme que os fãs da Barbie de todas as idades querem ver no cinema. a tela grande”, completa. Importante lembrar que Margot Robbie já havia prometido esse valor aos executivos da Warner.

“Disse a eles que renderia um bilhão de dólares, o que talvez eu tenha exagerado, mas tínhamos um filme para fazer, ok?”, disse a atriz e produtora do longa. 

Apesar da conquista, o live-action está longe de ficar na lista dos filmes que mais venderam ao longo dos anos. Dentre os títulos, “Avatar”, “Os Vingadores”, “Titanic”, “Star Wars” e “Homem-Aranha” estão entre as obras que foram sucesso de bilheteria, chegando a mais de US$ 3 bilhões em arrecadação. Ou seja: “Barbie” ainda tem muito o que lucrar para atingir tal marca. 

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