A Samsung está em alerta. Um popular youtuber publicou um vídeo fazendo a denúncia de que vários modelos de celulares da marca sul-coreana estão apresentando o problema de bateria estufada.
O vídeo foi publicado na última terça-feira (27) no canal de tecnologia Mrwhosetheboss – que tem como anfitrião o britânico Arun Maini. Até o fechamento desta matéria, o vídeo já somava mais de 3,2 milhões de visualizações.
Nos primeiros modelos de smartphones – quando os celulares ainda estavam se popularizando – era comum que as baterias expandissem conforme elas envelheciam. Com os recentes avanços tecnológicos, as fabricantes aprenderam como amenizar o problema, mas, ao que parece, a Samsung ainda precisa fazer algumas atualizações em suas baterias.
Segundo Maini, o problema parece afetar vários modelos lançados nos últimos anos, como o Galaxy S6, em 2015, o Galaxy S10, de 2019, ou mesmo o Galaxy Z Fold 2, de 2020. Ele afirma que as baterias inchadas apareceram depois dos aparelhos ficarem desligados por um certo período.
Inicialmente, ele acreditava que o problema teria sido gerado pela recente onda de calor no Reino Unido. Porém, ele não notou problemas com as baterias de outras marcas, como Apple, Pixel e Asus.
O youtuber já tinha tuitado sobre o problema, mas, apesar de a Samsung ter lhe procurado, a empresa não deu uma explicação para o problema. O vídeo pode ser visto abaixo:
Maini não é o único afetado pelo problema nos celulares da Samsung
Segundo o Android Police, outros youtubers notaram o mesmo problema do britânico em seus smartphones em estoque. É o caso de Matt Ansini, do canal This Is, e Marques Brownlee, conforme tuíte abaixo:
I’ve had several Samsung phone batteries swell up years after I stopped using them. Never any other brand. https://t.co/mhbAAkp9UA
— Marques Brownlee (@MKBHD) September 27, 2022
Aparentemente, o problema parece afetar apenas os celulares que ficam desligados por muito tempo. Ou seja, dispositivos que são usados regularmente não correm o risco de ficar com a bateria inchada.
De acordo com Maini, a Samsung emitiu o seguinte comunicado: “Estamos cientes desse assunto e estamos analisando mais avaliações técnicas. Incentivamos os clientes com perguntas sobre seu dispositivo Samsung a entrar em contato com o representante local do Atendimento ao Cliente.”