Bebês criados com cães e gatos são menos propensos a alergias alimentares

Estudo realizado no Japão mostra relação entre alergias alimentares na infância e a convivência com animais de estimação
Crianças que vivem com pets têm menos alergias alimentares
Imagem: Picsea/Unsplash/Reprodução

Pesquisadores da Universidade Médica de Fukushima, no Japão, encontraram uma relação entre os animais e a menor incidência de alergias alimentares em crianças. O estudo completo foi publicado na revista Plos One.

A equipe chegou a tal conclusão após analisar dados de mais de 66 mil crianças retirados do Japan Environment and Children’s Study. Todos os voluntários haviam tido algum contato com animais de estimação, seja durante o período fetal e/ou na primeira infância, ou apresentavam alergias alimentares. 

Segundo o estudo, crianças que foram expostas a cães e gatos dentro de casa enfrentavam menos complicações do tipo. Os cientistas associaram os cachorros, por exemplo, a menos casos de alergia a ovos, leite e nozes. As crianças criadas com felinos, por sua vez, apresentaram menos alergia a ovos, trigo e soja. 

No entanto, o efeito dos hamsters surpreendeu os cientistas. Os pequenos que conviviam com esses roedores eram mais propensos a ter alergia a nozes. 

Vale deixar claro que o estudo aponta apenas uma relação, e não coloca os animais como causadores (ou salvadores) das alergias. Ou seja, não é preciso se desfazer de seu hamster ou correr para adotar um cão ou gato visando a saúde de seu filho.

A recomendação é que as pessoas façam um acompanhamento adequado com um médico de confiança para garantir o bem-estar do pequeno.

De toda forma, os cientistas acreditam que os resultados obtidos no estudo podem ajudar a orientar pesquisas futuras sobre os mecanismos por trás das alergias alimentares infantis.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas