Se você sente que suas fotos às vezes carecem de detalhes finos, é porque isso é verdade. Pelo menos, em comparação às fotos tiradas com esta nova supercâmera AWARE-2 da Duke University, capaz de capturar imagens com absurdos 960 milhões de pixels.

O dispositivo de 93 kg (foto abaixo) reúne as fotos tiradas por 98 sensores de 14 megapixels para criar uma só imagem.



Nós já mostramos aqui várias fotografias com gigapixels, mas elas dependem de uma câmera se deslocando para capturar várias fotos de forma sequencial, que são reunidas posteriormente por computador. Este dispositivo aqui, no entanto, captura todas as fotos simultaneamente.

Isto resulta em uma imagem tão detalhada que ela pode revelar um objeto de 3,8cm de largura a um quilômetro de distância. A imagem acima (clique aqui para ver maior) mostra uma das fotos de teste em uma rotatória. As imagens menores são ampliadas digitalmente em 13x e exibem detalhes a uma distância de 15m a 93m. As imagens fornecem uma visão de 120°, então ela lembra um pouco o que vemos em lentes fisheye.

Agora a era do gigapixel tem outro desafio: transformar este dispositivo de 75x50x50 cm em algo que caiba no bolso. [Nature]

 

A câmera AWARE-2

Imagens por Duke University, cortesia da revista Nature