Alguma coisa no BeoSound Moment, da Bang & Olufsen, parece meio familiar, não? A placa de alumínio e vidro é basicamente um iPod gigante que tem por objetivo espalhar música sem fios por toda a sua casa. Essa coisa custará uma pequena fortuna, mas pelo menos tem um design digno de admiração – ainda que poucos humanos tenham condições de apreciá-lo ao mesmo tempo em que podem chamá-lo de seu.

O BeoSound Moment integra-se com seus serviços de música, bem como com as que estiverem armazenadas localmente, pela rede. Sim, apesar do tamanho, ele não guarda arquivo algum, o que parece meio bobo. Em seu lançamento, será compatível com o Deezer e o TuneIn Radio, mas nos disseram que outros serviços serão disponibilizados via atualização de firmware.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O gadget tem uma interface de dois lados que foi projetada para levá-lo às suas músicas o mais rápido possível. A parte de trás, feita de carvalho, tem um pequeno controlador sensível a toques esculpido em sua superfície, o que permite a você começar e pausar a música, além de ajustar o volume rapidamente. Para isso, a empresa desenvolveu uma tecnologia chamada Pattern Play, que aprende o que você gosta de ouvir dependendo do horário. Então, quando você acordar e der um tapinha na parte de madeira do BeoSound Moment, ele tocará a música que você costuma ouvir no café da manhã. Ao chegar do trabalho, ele colocará aquele death metal pesado que você sempre ouve para aliviar o estresse. Quanto mais você usa o dispositivo, mais a par dos seus hábitos ele fica.

Nas mãos, ele fica em uma espécie de suporte – o tablet em si é um pouco menor que o iPad Air.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Vire o BeoSound Moment, e você tem basicamente um tablet com um círculo sensível a toques que lembra muito a click wheel do iPod. Sim, sei que posso estar exagerando na comparação, mas não dá mesmo para descrever o design sem mencionar a sua influência mais óbvia.

A interface do usuário é familiar a qualquer um que já experimentou uma interface musical proprietária. Estão lá a sua coleção de músicas, artistas, gêneros etc. Existe apenas um detalhe único: um seletor humor colorido. Arraste-o ao vermelho e você receberá música intensa. Coloque o dedo no azul, e virá um sonzinho suave, para relaxar.

GIF do BeoSound Moment

O BeoSound Moment foi feito para trabalhar com os alto-falantes sem fio da B&O, se se você já tem seu próprio sistema grande e caro, existem algumas saídas para integrá-lo. Eles não são fantásticos, mas pelo menos é possível usá-lo com os seus atuais. Quer levar o BeoSound Moment para casa? Custa US$ 2.800.

Seria tolice achar que uma pessoa comum realmente compraria essa coisa, mas existem alguns detalhes legais aqui, especialmente na parte do design da experiência. Sistemas de áudio inteligentes que “aprendem” as suas preferências estão pipocando em todos os lugares e a Bang & Olufsen fez um bom. Eu queria que todos os serviços de streaming soubessem o que eu quero ouvir no momento certo. [Bang & Olufsen]