Berçário com 100 mil ovos de arraia é encontrado em vulcão no Pacífico
Cientistas fizeram uma expedição submarina na costa oeste do Canadá, no oceano Pacífico, e descobriram que um vulcão submarino de 1.100 metros de altura não está inativo como se imaginava anteriormente. E mais: as águas quentinhas ao redor formaram um ambiente ideal para abrigar um berçário com 100 mil ovos de raias.
Os pesquisadores da expedição descobriram que o vulcão jorra água morna e está coberto por corais. Eles também viram uma arraia branca do Pacífico (Bathyraja spinosissima) entrando e saindo do local, colocando ovos no cume do vulcão, a quase 1,5 quilômetro abaixo da superfície. É a primeira vez que se grava a espécie fazendo isso.
A expedição procurava explorar a biodiversidade do fundo do mar naquela região, e é parte do projeto NEPDEP (Northeast Pacific Deep-Sea Project), criado pelo departamento governamental Fisheries and Oceans Canada e outros órgãos de conservação do país. Confira abaixo um vídeo sobre a expedição científica:
Ovos em um vulcão?
Os pesquisadores estimam que há de 100 mil a um milhão ovos por lá. O último berçário encontrado desta espécie estava em Galápagos, em 2018. Havia cerca de 150 ovos, próximos a fontes hidrotermais – o que sugere que as mães arraias procuram as águas quentes porque isso acelera o desenvolvimento dos ovos.
Os biólogos acreditam que o berçário no topo do vulcão submarino também é interessante por outro motivo. Este seria um local seguro para que os bebês cresçam antes de mergulharem para águas mais profundas (e menos escondidas).
A arraia branca do Pacífico é um peixe cartilaginoso da ordem dos Rajiformes. Indivíduos desta espécie vivem entre os 800 e 2,9 mil metros de profundidade na costa oeste da América do Norte e Central. As fêmeas adultas chegam a 2 metros de comprimento, e seus ovos de 0,5m são retangulares.