Cientistas da Universidade de Berkeley demonstraram um besouro Rhinoceros movido por controle remoto, em um evento na nesta semana. Eles ficaram repetidamente fazendo o besouro dar voos rasantes na cara das pessoas do auditório, enquanto gritavam “NÓS SOMOS DEUSES! DEMANDAMOS UM SACRIFÍCIO DE SANGUE!!”

Ok, a primeira parte é verdade e representa um passo enorme no controle mecânico de coisas vivas. Lógico que ainda está longe daquele lance de controle mental de insetos, mas é facilmente o mais preciso – essa espécime, controlada via rádio por seis eletrodos dispostos nos músculos e cérebro, pode ser pilotado do mesmo jeito que um brinquedo de controle remoto.

O hardware não é um grande fardo pro besouro, que é capaz de voar com mais do que o dobro da massa do aparelho (que pesa 1.3g). O resto da carga provavelmente seria usado com uma câmera, já que o projeto é financiado pela DARPA, com certeza para fins de vigilância. Infelizmente não existe vídeo da demonstração, mas a gente tem essa foto hilária, que pode ou não conter o inseto em questão. [Tech-on via HobbyMedia]