Novos rumores reforçam a ideia de que o WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop em breve poderão ser usados de forma independente, sem precisar de um celular por perto, e com suporte para utilizar uma mesma conta em mais de um dispositivo. É isso o que sugere uma publicação do site WABetaInfo, especializado em revelar em primeira mão recursos inéditos que estão sendo testados e ainda não chegaram oficialmente ao público.

Na prática, é exatamente como você leu no parágrafo anterior: ao abrir o WhatsApp Web em um navegador, não será mais necessário liberar o acesso escaneando o código QR usando a câmera do smartphone. Por não depender mais de um celular conectado à internet, o WhatsApp Web poderá ser desconectado a qualquer momento nos PCs ou notebooks que tiverem sua conta vinculada. A função já está sendo testada por alguns desenvolvedores.

E você não leu errado — “PCs ou notebooks” no plural. Segundo o WABetaInfo, os testes mostram que será possível sincronizar sua conta no mensageiro em até quatro desktops diferentes. Haverá ainda recursos para fazer chamadas de voz e vídeo, além da possibilidade de realizar backup das suas conversas no aplicativo.

O beta do WhatsApp já indica uma função para usar a mesma conta em múltiplos dispositivos. Imagem: WABetaInfo

Em janeiro de 2021, quando o portal divulgou algumas informações sobre a novidade, foi destacado que o WhatsApp Web não teria suporte a algumas funções comuns na versão mobile do app. Isso inclui os recursos de silenciar conversas, arquivar e excluir chats e mensagens. Por enquanto, essas ações continuam sem previsão de chegarem já no lançamento da nova opção de uso do WhatsApp Web, porém devem ser disponibilizados em uma atualização futura.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vale destacar algo importante: ao que parece, essas novidades ficarão restritas, pelo menos inicialmente, ao WhatsApp Web e WhatsApp Desktop. Existem rumores de que o mensageiro para celulares Android e iOS também terá esse mesmo recurso de usar uma mesma conta em múltiplos dispositivos. No entanto, não há previsão de quando essa função será lançada.

[WABetaInfo]