BIG Festival 2023 dá destaque para jogos de tabuleiro no espaço “Board Games”
Em meio a exposições de gigantes da indústria dos games, como Xbox, Nintendo e Blizzard, o BIG Festival também conta com a ativação “Board Games”. O espaço chama a atenção por trazer jogos de tabuleiro para o evento – uma proposta bem diferente do que se costuma ver na feira de videogames.
O espaço reúne jogos de tabuleiro da editora Galápagos, que proporcionam ao público a oportunidade de se divertir em experiências completamente novas, principalmente para os aficionados por jogos eletrônicos.
O Giz Brasil está acompanhando o evento em São Paulo e foi conhecer o espaço. Saiba todos os detalhes a seguir!
Como é o espaço Board Games
A atração não possui filas tão extensas quanto as das empresas mais badaladas. Isso porque é mais comum atrair o público que já conhece ou é entusiasta de jogos de tabuleiro.
Mas essa também é uma oportunidade para que as pessoas não habituadas a games do tipo possam testar e conhecer esse mundo mais a fundo.
Marina Bueno, representante da editora, contou ao Giz Brasil que o espaço reúne jogos de gêneros bem variados que podem agradar jogadores de diferentes perfis. Alguns têm foco maior em estratégia e pensamento analítico, enquanto outros demandam destreza e agilidade.
A representante destacou o fato de a empresa investir em board games com propostas inovadoras, que fogem um pouco da proposta dos tradicionais Banco Imobiliário e Monopoly, por exemplo. O objetivo é entregar uma experiência divertida e com potencial de engajar as pessoas a longo prazo.
Um dos jogos mais interessantes do espaço é Zombicide, um jogo de tabuleiro que coloca os jogadores em meio a um apocalipse zumbi. Com elementos de RPGs, quem se aventurar no game precisa tomar decisões com cuidado e sabedoria para não acabar morto antes da hora.
Aproximando as pessoas
Bueno também ressaltou, em conversa com o Giz Brasil, o potencial que os jogos de tabuleiro têm de aproximar as pessoas. Em sua opinião, isso está se perdendo à medida que os jogos online, que não exigem interação cara a cara, ganham mais espaço entre os gamers.
Ela relatou algumas situações em que pessoas mais jovens, que estão acostumadas com jogos de videogame de grandes estúdios, encararam os jogos de tabuleiro como uma completa novidade.
“Nós vemos crianças passando por aqui e perguntando: “que tipo de jogos são esses?”. Nós explicamos o que são jogos de tabuleiro, que são completamente diferentes dos digitais que eles estão acostumados, e os convidamos a testar”, conta.
Os jogos de tabuleiro também são capazes de juntar toda a família. Isso porque soam mais “amistosos” para pessoas mais velhas que ainda não se integraram totalmente ou sentem dificuldade de lidar com o universo digital.
Competição ou cooperação
A grande maioria dos jogos disponíveis no espaço Board Games são competitivos, mas também existem alguns games cooperativos, onde jogadores precisam se ajudar para vencer os desafios propostos.
Um bom exemplo disso é o já citado Zombicide, além dos games Avengers United e X-Men: Insurreição Mutante. Ali, os jogadores precisam se entender muito bem para derrotar os vilões do universo Marvel.
Bueno classificou a recepção do público aos Board Games como “satisfatória” e “dentro do esperado”. Segundo ela, desde que o evento abriu ao público, na última quinta-feira (29), todas as mesas estão cheias de pessoas jogando todos os games disponibilizados no local.