Telescópio do sertão: “Bingo” deve iniciar operações em 2023

Com investimento de R$ 30 milhões, o maquinário deverá captar ondas de rádio para obter informações sobre o setor escuro do Universo. Saiba mas detalhes
Radiotelescópio brasileiro Bingo construído na Paraíba deve explorar setor escuro do Universo
Imagem: bingotelescope.org/Divulgação

Em breve, um novo maquinário construído no Brasil deve começar a explorar o céu. Estamos falando do Bingo, um radiotelescópio idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) que está sendo construído em Aguiar, no sertão da Paraíba.

whatsapp invite banner

Nesta semana, foram publicados sete artigos sobre o equipamento na revista científica Astronomy & Astrophysics. Tudo isso faz parte de um aquecimento para sua inauguração, planejada para o primeiro semestre de 2023.

A sigla Bingo equivale a Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations (“oscilações acústicas de bárions em observações integradas de gás neutro”, em português).

Apesar do nome complicado, seu objetivo é simples: mapear e analisar emissões de gases no céu, captadas como ondas de rádio, para entender o funcionamento do setor escuro do Universo.

Basicamente, os cientistas querem mapear onde há mais ou menos hidrogênio no espaço, conseguindo informações sobre a expansão do cosmos. Dessa forma, poderão por consequência estudar a matéria escura, que é responsável pela ampliação do Universo.

A equipe escolheu instalar o observatório no sertão da Paraíba por ser uma zona consideravelmente limpa. Lá, o radiotelescópio não sofrerá interferência de ondas de rádio vindas de aparelhos celulares, televisões, aviões, entre outros dispositivos.

Além disso, o local fica próximo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), também envolvida no projeto.

O Bingo terá duas antenas: uma com 40 metros de diâmetro e a segundo com 34 metros de diâmetro. A estrutura total do radiotelescópio tem tamanho similar ao do tradicional Maracanã, estádio no Rio de Janeiro.

Foram investidos no projeto R$ 30 milhões, com a maior parte dos recursos vindos da Fapesp, da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do governo da Paraíba, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), e também de outros países, como a China.

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.