Tecnologia

Black Fraude? Preço de celulares subiu 213% no período promocional

Além dos celulares, preços de tablets e eletrodomésticos também tiveram crescimento expressivo na Black Friday 2023, aponta estudo
Imagem: Reprodução/Unsplash

A Black Friday é um momento bastante aguardado para quem deseja comprar um celular novo. O período, no entanto, não foi tão oportuno assim: os smartphones registraram um aumento de preço de 213%. É o que revela um levantamento da BigData Corp.

A análise foi divulgada pela companhia de análise de dados na última terça-feira (28). No estudo, os smartphones tiveram o maior crescimento entre as demais categorias de produtos. Os tablets vieram na sequência, com um aumento de 110,73%.

Demais categorias encontraram um destino parecido. É o caso dos eletrodomésticos, cujos produtos tiveram uma expansão de 77,54% no valor.

“A Black Friday é uma data que pode beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas, mas é preciso saber escolher as melhores ofertas”, disse CEO da BigDataCorp, Thoran Rodrigues. “Vimos que algumas categorias ofereceram descontos reais e expressivos, que podem fazer a diferença no bolso dos consumidores.”

Para o levantamento de Black Friday, a companhia monitorou os preços de mais de 9 milhões de produtos em 1,7 milhão de sites. No geral, a média do crescimento do custo foi de 3%.

A Black Friday 2023 não rendeu tanto

O aumento de preços não foi o único problema na Black Friday de 2023. Segundo o Money Times com dados da Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale, o varejo nacional registrou R$ 4,5 bilhões em vendas. O resultado é fruto das ofertas entre 23 e 25 de novembro de 2023.

Apesar da cifra alta, isto não significa necessariamente um resultado. A análise aponta que o valor está 14,4% abaixo do mesmo período do ano passado.

Parte do resultado é reflexo do cenário econômico do país, que amarga juros elevados nos últimos anos, que dificulta a concessão de crédito.

Atualmente, de acordo com o BC (Banco Central do Brasil), a SELIC está em 12,25%. A taxa foi definida em 1° de novembro após uma reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM). Antes, os juros anuais eram de 12,75%.

Aliás, um levantamento do PicPay sobre os seus parceiros do varejo apontou que a Air Fryer foi a campeã de vendas na Black Friday 2023.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas