Google

Black Friday 2023: o que os brasileiros querem comprar, segundo o Google

Estudo foi feito a pedido do Google pela Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, e mostra as tendências para a Black Friday 2023 no Brasil
Imagem: Arkan Perdana/Unsplash/Reprodução

Os brasileiros já decidiram o que querem comprar na Black Friday 2023, que acontece no próximo dia 24/11. De acordo com o Google, das 16 categorias com mais crescimento na intenção de compra, a primeira foi a de beleza e perfumaria.

Pelo relato, a vontade de gastar este ano também está maior. A intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado.

O estudo foi feito a pedido do Google pela Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, e contou com 1.846 entrevistados, das classes A, B e C de todo o Brasil, ouvidos em julho de 2023.

As categorias de games e livros ficaram estáveis, sem alterações, e as únicas que apresentaram queda na intenção de compra foram: brinquedos e bebidas, ambos com ligeiro 1 ponto percentual.

Otimismo nesta Black Friday

“A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o Varejo terá na Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.

“Há grandes possibilidades de diversificação para o Varejo nesse ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos”, disse durante o evento de Black Friday 2023 do Google.

Se é um desses que pretende aproveitar as ofertas da Black Friday, o Giz Brasil separou 5 dicas para comprar barato e com segurança nesta data.

Veja a categoria e o aumento de intenção de compra na comparação com 2022:

  • Beleza e perfumaria (+10 p.p);
  • Eletrodomésticos (+10 p.p.);
  • Eletroportáteis (+ 9 p.p.);
  • Equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.);
  • Roupas & acessórios (+7 p.p.);
  • Roupas & calçados esportivos (+7 p.p.);
  • Móveis (+5 p.p.);
  • Calçados (+5 p.p.);
  • TV (+4 p.p.);
  • Artigos para animais de estimação (+4p.p.);
  • Artigos esportivos (+4 p.p.)
  • Computadores e tablets (+3 p.p.);
  • Decoração (+3 p.p.);
  • Fraldas e itens de bebês (+2 p.p.);
  • Celulares (+1 p,p.);
  • Alimentos (+1 p.p.);
  • Games (0p.p.);
  • Livros e papelaria (0p.p.);
  • Bebidas (-1p.p.); e
  • Brinquedos (-1p.p.).
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas