O novo ecossistema da BlackBerry falhou no teste de alta segurança do governo do Reino Unido. James Bond não poderá comprar o seu Z10 por enquanto.

Os testes foram conduzidos pelo Grupo de Segurança de Eletrônicos de Comunicação do governo do Reino Unido, que ratifica hardware e software para serem usados em órgãos governamentais. O BB 7.1 passou pelo teste e foi usado em posições estratégicas do governo, mas o recente BB10 – e o Z10 – falhou, segundo o Guardian, e não atingiu certos critérios de segurança exigidos.

É um pouco estranho, já que segurança e a opção de trocar de conta feita especialmente para usuários corporativos é um dos focos do sistema operacional. A BlackBerry confirmou que o governo do Reino Unido não aprovou o BB10, mas ainda não deu mais detalhes sobre o que está errado e quando podemos esperar por uma atualização para corrigir as falhas. [Guardian]

[ATUALIZAÇÃO] A CESG soltou um comunicado para esclarecer a situação:

Discussões com a BlackBerry estão em curso sobre o uso da plataforma BlackBerry 10 pelo governo. Nós ainda não realizamos uma avaliação da segurança da plataforma, mas esperamos emitir uma Orientação da Plataforma no verão [o inverno aqui no Brasil]. Isso vai cobrir várias plataformas, incluindo o BlackBerry 10 (e o uso do ‘Balance’)

Nós temos uma parceria de segurança antiga com a BlackBerry, e isso nos dá confiança de que a plataforma BlackBerry 10 provavelmente representará uma solução viável para o governo do Reino Unido

Aparentemente, a matéria do The Guardian com as informações que se encontram neste post foi retirada do ar. (Obrigado pela dica sobre o comunicado, raphok!)