“Blue Monday” 40 anos: veja 10 curiosidades do hit eterno do New Order
Há exatos 40 anos, o New Order lançava “Blue Monday”, hit que alavancou o grupo inglês para as paradas de sucesso do Reino Unido e do mundo. A música foi pioneira na fusão do rock alternativo com o eletrônico, estilo que inspirou e deu a “cara” da década de 1980.
Mesmo tendo usado sintetizadores antes, “Blue Monday” levou a música do New Order para um novo nível. Para este single, o guitarrista e compositor Bernard Sumner decidiu usar pré-computadores e um sequenciador que construiu a partir de um kit eletrônico.
“Programamos tudo passo a passo usando leituras digitais de código binário. Foi complicado”, contou Sumner à revista NME em 2012. “O dia em que o escrevemos foi o dia em que ativamos o circuito, conectamos tudo e pressionamos ‘GO’ na bateria eletrônica. Então o sintetizador começou a tagarelar e, de alguma forma, tudo funcionou”.
Assista ao clipe de “Blue Monday”, com a letra:
A seguir, confira 10 curiosidades sobre os 40 anos de “Blue Monday”, um dos maiores hits de pista de todos os tempos, lançado em 7 de março de 1983.
1. Sucesso absoluto
Logo depois do lançamento, “Blue Monday” subiu para o “Top 10” e foi parar no programa de TV “Top of the Pops”, do Reino Unido, pela primeira vez. A banda ocupou o seleto grupo das 75 bandas mais ouvidas do país por 38 semanas. O single fez com que o grupo mantenha até hoje o recorde de disco de 12 polegadas mais vendido de todos os tempos. A versão acima é um remix de 1988.
2. Composição
A faixa foi composta por Gillian Gilbert, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner em uma sala de ensaio no bairro Cheetham Hill, em Manchester, com um cemitério aos fundos. A banda contou com a ajuda do cientista Martin Usher, que ajudou a projetar um circuito capaz de interligar o sequenciador e a bateria eletrônica.
3. Virou comercial de refrigerante
O sucesso de “Blue Monday” não demorou a atrair o interesse de empresas interessadas em impulsionar suas vendas com o hit do momento. Na metade da década de 1980, a fabricante de refrigerante norte-americana Sunkist ofereceu ao grupo US$ 200 mil para reescrever a letra e encaixá-la em um comercial para TV.
A letra foi dublada sobre a música original e o resultado é simplesmente cômico, com os integrantes vestidos como uma banda de glam metal. Veja como ficou:
Como se sente
Quando um novo dia começa
Quando você está bebendo no sol
Sunkist é único
4. Uma nota ficou de fora
Gillian Gilbert is the only female in Radio X's 100 best British songs of all time, as voted by listeners. https://t.co/TTuMVCx5HW Pic: Gillian at Birmingham's Imperial Cinema, 23 Jan 1982 – thanks to @Birmingham_81 pic.twitter.com/AiNxEkFYys
— Joy Division Central (@JD_Central) April 3, 2018
Em uma entrevista, Gilbert disse que a melodia do sintetizador está ligeiramente fora de sincronia com o ritmo da música – segundo ela, por acidente.
“Era meu trabalho programar a música inteira do começo ao fim, o que tinha que ser feito manualmente, inserindo cada nota”, contou. “Eu tinha a sequência toda anotada em um monte de papel A4 colado com fita adesiva por toda a extensão do estúdio de gravação, como um enorme padrão de tricô. Mas acidentalmente deixei uma nota de fora, o que distorceu a melodia”.
Para não refazer o processo, a banda comprou um emulador – espécie de sampler antigo – e o usou para adicionar fragmentos de vozes e gravações de trovões. “Bernard e Stephen [Morris] descobriram como usá-lo passando horas gravando peidos”, lembra ela.
5. Inspiração do nome
O título “Blue Monday” saiu de uma ilustração do romance “Café da Manhã dos Campeões”, de Kurt Vonnegut, de 1973.
6. Inspiração da letra
Nem mesmo os integrantes sabem dizer ao certo o que inspirou a letra de “Blue Monday”. Aparentemente, trata-se de um relacionamento conturbado, mas Peter Hook já disse que Sumner estava sob efeito de LSD quando escreveu o texto.
“Não acho que haja muito o que contar por trás da letra, sendo brutalmente honesto”, afirmou. “Foi apenas uma daquelas coisas em que Barney simplesmente testou e o resto é história”.
Em 2012, Sumner falou que a “mágica” não está no conteúdo, e sim na melodia. “Blue Monday se conecta com as pessoas por causa da surpreendente falta de conteúdo emocional dentro da música. É meio contraditório, na verdade”, afirmou.
“Eu acho que a maneira como tudo está sincronizado, é como se todas essas diferentes engrenagens se misturassem, e cada parte do sintetizador é uma engrenagem diferente. Tudo se encaixa como um relógio. Se eu pudesse explicar direito, escreveria outro! Mas essa é a beleza da música, não há método para isso”.
7. Objetivo: enterrar o Joy Division
A música surge como um divisor de águas para a banda. O grupo foi formado pelos músicos do grupo de rock Joy Division depois do suicídio do cantor Ian Curtis. “As pessoas não queriam que esquecêssemos o Joy Division, mas era isso que estávamos tentando fazer”, afirmou Hook.
Com “Blue Monday”, a nova formação ganhou um senso de unidade e uma identidade que atingiu novos públicos, mas ganhou o repúdio dos fãs originais. “Eles realmente odiaram, e foi assim que eu sabia que estávamos bem. Foi como ir de preto e branco para colorido”, completou o baixista.
8. Deu prejuízo
A famosa embalagem do single não foi um investimento muito bem pensado pela gravadora independente Factory Records. Apesar da capa ser simplesmente icônica, ela custou cerca de 20 centavos a mais do que o disco poderia ganhar.
“Então toda vez que vendíamos uma cópia de Blue Monday, estávamos perdendo 20 centavos. E ele passou a ser o [disco] de 12 polegadas mais vendido de todos os tempos!”, contou Hook, rindo. Como consequência, o disco deu um prejuízo de US$ 100 mil.
9. Hit que não tocou em rádio
“Blue Monday” foi um estrondo mundial sem tocar em rádio — com sete minutos e meio, é considerada enorme para o modelo radiofônico. Bernard Sumner, ao NME, comentou sobre isso: “Na verdade, nunca ouvimos nenhuma rádio tocar. Foi um sucesso apesar do rádio. Para ser justo, só estava disponível em 12 polegadas. Não faria sentido no rádio, onde você só pode tocar um fragmento de três minutos. Foi através dos clubes que fez sucesso. E depois, então, se tornou um sucesso de novo, e de novo e de novo”.
10. O que veio depois
A música mais famosa de New Order foi sampleada, regravada e remixada por diversas estrelas de todo o mundo. A lista inclui Rihanna, com “Shut Up and Drive”, Kylie Minogue, em “Can’t Get Blue Monday Of My Head” e Quincy Jones com “Blue Monday 88”. O estilista Raf Simons também inspirou sua coleção A/W 2019 na faixa.