Nada pior do que gastar uma baita grana com alguma comida para, após o primeiro pedaço, sentir um arrependimento profundo. Isso é ainda mais lamentável quando o número de opções é restrito — como num estádio de futebol, por exemplo.

Pensando em servir como um “guia” para torcedores que prezam pela gastronomia, a página do twitter “Footy Scran” faz sucesso ao compartilhar iguais vendidas em estádios do planeta inteiro. Tem opções de todo os cantos do globo (mesmo) e, de vez em quando, pinta também um prato vendido numa cancha aqui do Brasil.

O resultado é um verdadeiro mapa da gastronomia e cultura de diferentes países. As fotos dos tuítes são sempre acompanhadas pelo nome do estádio, cidade e país, um descritivo do alimento (quando necessário) e seu preço, em moeda local — quase sempre convertido para libras, já que a página é inglesa.

“Scran”, no nome da página, aliás, é uma gíria em inglês para chamar essas comidinhas que enganam o estômago. Uma forma muito usada pela página para interagir com seus fãs é colocar uma enquete e decidir se aquela comida é ou não um “scran”. Ou seja, se ela é ou não um mata-fome de respeito. Às vezes, as escolhas são polêmicas.

O que dizer, por exemplo, deste hot dog noruguês aqui embaixo?

Quando o assunto é pão com linguiça, difícil é competir com os choripáns argentinos.

E no Japão, que você pode assistir a uma partida do seu time do coração mandando para dentro um bentô — uma marmitinha japonesa?

Pensando na Copa do Mundo do Catar, que acontece em novembro, o Footy Scran decidiu fazer seu próprio mundial de comidas de estádio. 32 pratos do mundo todo vão ser selecionados, para batalhar pelo título, dado por voto popular. Vale a pena aguardar as cenas dos próximos capítulos — e votar para defender seu prato favorito.

A ideia de compilar comidas de estádio em uma página no Twitter é tão boa que ganhou até mesmo uma versão brasileira, focada apenas em estádios de times nacionais. Vale a pena seguir o @ComidasdeEstadios.

Para quem é fã de esporte, não apenas de futebol, aproveitamos para dar também uma última dica de página na mesma linha, a @SportScran. Tem comidas de estádios de esportes como basquete, beisebol e rugby. Só lá que você pode ver iguarias como esta porção de gafanhotos, que pode ser comprada durante uma partida do Seattle Mariners, time de beisebol dos Estados Unidos. Tem gosto pra tudo, né?