O BookLiberator Project é um kit de hardware e software de código aberto, criado para ajudar você a digitalizar sua biblioteca sem estragar seus livros. Você ainda terá que virar cada página, mas o design dele é muito engenhoso.

O processo consiste em fotografar cada página, duas de cada vez, com duas câmeras point-and-shoot simples anexas à estrutura do BookLiberator. Você terá que usar suas próprias câmeras se não quiser comprá-las da BookLiberator, mas a estrutura facilita imensamente o processo, ao garantir que as páginas vão ficar alinhadas em cada foto. Daí em diante, o programa que acompanha o kit analisa as páginas fotografadas e as convertem em texto organizado, criando um ebook digitalizado em vários formatos. O único problema é que você ainda precisará virar cada página manualmente, então faça uns alongamentos antes de ir digitalizar sua cópia de Guerra e Paz.



Nós já vimos tecnologias de escaneamento de livros antes, mas este método parece ter uma boa relação entre custo, conveniência e simplicidade.

O grupo por trás do BookLiberator espera colocar seus kits à venda em breve – US$120 sem câmera, US$200 com duas câmeras – e as instruções estão disponíveis online se você quiser fazer seu próprio BookLiberator agora mesmo, porque open source é uma coisa linda. [BookLiberator Project via MAKE]