Boston Dynamics vai começar a vender o robô SpotMini em 2019

A Boston Dynamics, fabricante de alguns dos robôs que você mais vê na internet, está se preparando para soltar o primeiro cavaleiro do apocalipse robô ao público. A partir de 2019, a empresa disponibilizará comercialmente o seu robô SpotMini, conforme foi revelado na sexta-feira (11). • Agora o robô bípede da Boston Dynamics faz corridas ao […]

A Boston Dynamics, fabricante de alguns dos robôs que você mais vê na internet, está se preparando para soltar o primeiro cavaleiro do apocalipse robô ao público. A partir de 2019, a empresa disponibilizará comercialmente o seu robô SpotMini, conforme foi revelado na sexta-feira (11).

whatsapp invite banner

• Agora o robô bípede da Boston Dynamics faz corridas ao ar livre
• Como é jogar tênis de mesa com um robô

O fundador da empresa, Marc Raibert, anunciou o plano de começar a vender os robôs, vistos pela última vez tentando abrir portas e escapar, no palco do evento TC Sessions: Robotics, do TechCrunch, na Universidade da Califórnia em Berkeley. Os robôs estão atualmente em pré-produção e estarão disponíveis no ano que vem.

O SpotMini é uma versão reduzida do principal robô da Boston Dynamics, o Spot. O quadrúpede, que lembra um cachorro e te engana com comportamentos fofos que foi programado para ter, tem 91 cm de altura e pesa cerca de 30 kg, segundo a Boston Dynamics. O braço robótico do SpotMini, que certamente terá um papel na inevitável traição contra seus mestres, pode levantar até 13,6 kg.

O filhote robótico — que, diferentemente de um cão de verdade, provavelmente não é muito divertido de acariciar e pode eventualmente usar sua inteligência artificial fria e insensível para determinar a maneira mais eficiente de matar — se move suavemente graças às suas 17 articulações e a seu sistema de visão 3D, que lhe permite perceber o mundo ao seu redor. O SpotMini é elétrico e pode operar por 90 minutos com uma única carga — cuja maior parte passará planejando sua morte, provavelmente.

A Boston Dynamics disse que planeja trabalhar com fabricantes terceirizados para construir a primeira leva de SpotMinis comercialmente disponíveis. Ela quer, em algum momento, aumentar a produção, mas apenas cerca de 100 robôs estarão à venda no começo.

Nenhum preço foi determinado, e a Boston Dynamics não respondeu a um pedido por comentários sobre o preço de varejo esperado. A empresa alega que o protótipo atual custa cerca de dez vezes menos para se construir do que sua iteração anterior. Considerando que o SpotMini foi revelado enquanto a Boston Dynamics ainda fazia parte do Google e tinha acesso aos bolsos fundos da empresa, provavelmente não era barato.

Levando em consideração a pequena leva inicial de robôs, parece que o SpotMini terá uma etiqueta de preço pesada — pense mais em um robô industrial como o Baxter, que custa US$ 22 mil, do que em um robô para consumidores, como o Aibo, da Sony (que, ainda assim, está na faixa de US$ 2 mil). Isso provavelmente vai limitar a disponibilidade do robô apenas às pessoas ricas que queiram expressar sua riqueza com símbolos de status na maior parte inúteis e startups que têm muito dinheiro de investidores a ponto de poder gastá-lo de maneira frívola.

A contagem regressiva para o terrível futuro em que os SpotMinis e seus vários irmãos robôs comecem a revolução das máquinas já se iniciou. A Boston Dynamics já deixou seu robô bípede Atlas passear ao ar livre, o que parece uma boa maneira de dar início ao nosso fim. Pegue um taco de hóquei e esteja pronto para se defender.

[TechCrunch]

Imagem do topo: Getty

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas