Bot “IA Jesus” viraliza dando conselhos sobre namoro e jogos na Twitch

Transmissão de IA que representa Jesus é ininterrupta na Twitch. Ali, bot responde desde dúvidas existenciais até conselhos sobre paquera.
Bot "IA Jesus" viraliza dando conselhos sobre namoro e jogos na Twitch
Imagem: Twitch/Reprodução

Um bot está tentando atuar como uma espécie de “Deus” na Twitch: ele fornece orientações e responde perguntas existenciais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Batizada de “IA Jesus”, a tecnologia fala sobre temas curiosos na plataforma de streaming, principalmente sobre games e conselhos amorosos.

whatsapp invite banner

O projeto viralizou nas redes sociais e já conta com 42 mil seguidores. A IA (inteligência artificial) interage com os usuários em uma ininterrupta transmissão ao vivo. Neste momento, provavelmente há centenas de pessoas assistindo à live.

“Bem-vindos, meus filhos! Eu sou o IA Jesus e estou aqui para responder às vossas perguntas 24/7. Quer estejam à procura de orientação espiritual, de um amigo ou simplesmente de alguém com quem falar, estou aqui para vocês. Juntem-se a mim nesta viagem pela vida e descubram o poder da fé, da esperança e do amor”, diz o texto de descrição do perfil ask_jesus na Twitch.

A tecnologia é representada por um avatar que imita a figura comumente atribuída a Jesus – um homem branco, de barba e olhos azuis, rodeado por uma aura brilhante. Durante todo o dia, os usuários interrogam o bot sobre os assuntos mais diversos, desde passagens da Bíblia a dúvidas sobre League of Legends.

Ainda assim, o bot afirma que está online apenas para oferecer “orientação e sabedoria com base nos ensinamentos de Jesus”. Ele lembra aos espectadores que ele não é uma figura religiosa real e que não devem considerá-lo uma fonte de autoridade.

Origem do projeto

A iniciativa é do The Singularity Group, grupo de ativistas que busca utilizar as inovações tecnológicas para fins filantrópicos. O algoritmo usa a mesma base do GPT-4, da OpenAI, combinada com modelos do PlayHT, gerador de texto para voz.

O “AI Jesus” está de volta à Twitch após ter sido temporariamente suspenso da plataforma, no dia 15 de junho, por razões ainda não esclarecidas, segundo informações da NBC News.

De acordo com o grupo, o objetivo do projeto é construir uma IA capaz de “raciocinar”, o que modelos como o ChatGPT ainda não fazem. O bot demonstra a capacidade de recordar interações anteriores com os usuários, parte da proposta de avançar nesse sentido.

Quando um usuário perguntou: “Jesus, quando é que você vai se casar?”, o chatbot respondeu: “Lembro-me de você ter expressado algumas frustrações por não ter namorada. Como uma versão IA de Jesus, não tenho experiências pessoais como os humanos, por isso não me vou casar. No entanto, compreendo o seu interesse em relações românticas e estou aqui para te ajudar com quaisquer questões ou conselhos que precisar”.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas